PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (327 palavras)

Equipes de Tubarão treinam no Centro de Referência em Combate a Incêndio Estrututral

Bombeiros militares de Tubarão realizam atualização de combate a incêndio estrutural em Laguna no Centro de Referência em Combate a Incêndio Estrutural do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

0505 Laguna

Foram dois dias intensos, 3 e 4, em que os 9 militares iniciaram a instrução com uma breve revisão dos conceitos teóricos e partiram para a parte prática com a reprodução de um incêndio confinado passando por todas as fases. Com a estrutura montada no local, é possível reproduzir fenômenos que ocorrem no incêndio confinado (flashover, rollover, gosth flame), facilitando assim a escolha da técnica ideal a ser empregada em cada cenário.

0505 Laguna 1

Durante as atividades de atualização, os bombeiros realizaram o combate a um incêndio empregando as técnicas revistas como 3DWF, Ataque Transicional e Ventilação por Pressão Positiva.

0505 Laguna 2

“O objetivo da instrução é fazer com que o bombeiro analise o cenário e saiba lidar com todas as mudanças pois o incêndio é muito dinâmico, ele depende de muitos fatores como clima e a evolução no tempo, assim, o bombeiro é quem deve controlar o regime de queima da forma desejável sem que haja uma queima livre ou que o combatente sair editando o cenário com abertura/fechamento de portas e janelas sem saber como o incêndio irá se comportar” afirma o 1° tenente Schuelter, instrutor e Comandante do CBMSC de Laguna.

0505 Laguna 3

O Centro de Treinamento (CT) já é referência nacional, passam por Laguna as turmas de cursos de formação do CBMSC (CFO, CFS, CFC e CFSd), além de outras turmas formadas por bombeiros de outros estados. Atualmente o CT vem realizando essas instruções de dois dias com militares combatentes do 8° Batalhão de Bombeiros Militar, assim como de outros batalhões. Com uma turma por semana, o CT está com turmas agendadas até o mês de agosto de 2021.

 

Créditos:
Texto: Alesanco Neves de Farias
Imagens: B5 do 8ºBBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193