PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (440 palavras)

EQUIPES DE SÃO JOSÉ PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE RESGATE EM ELEVADORES

A verticalização das edificações tem tornado o uso de elevadores cada vez mais frequente. Apesar de ser uma máquina extremamente segura, existe a possibilidade de acidentes ocorrerem. Por este motivo aconteceu, entre os dias 25 e 28 de Abril, em São José, o treinamento sobre emergências envolvendo elevadores.



A atividade foi ministrada pelo técnico em elevadores da empresa ThyssenKrupp, Paulo Garske, para as quatro guarnições de serviço que atuam na atividade operacional, envolvendo bombeiros militares e bombeiros comunitários. Nos quatro dias de atividade, 32 bombeiros foram instruídos.

Durante as aulas teóricas, foram possibilitadas informações relevantes referentes às características construtivas e de operação dos equipamentos, bem como apresentados os tipos de elevadores encontrados em nossa região, além das características de frenagem e possíveis panes que os equipamentos podem apresentar.



Nas atividades práticas, as equipes puderam vivenciar várias situações de pane que podem ocorrer nos elevadores, bem como aprender a maneira de solucioná-las. Destas ocorrências, a que mais destaca-se é aquela na qual as pessoas ficam presas dentro da cabine do elevador.

Seguem abaixo dicas que podem ser seguidas durante o uso dos elevadores:

Não faça

- Jamais puxe a porta com o elevador em movimento ou apresse o fechamento das mesmas;
- evite apertar várias vezes o botão de chamada ou chamar vários elevadores ao mesmo tempo;
- respeite o limite de peso indicado para o elevador. O excesso de lotação ou carga é perigoso e provoca o desgaste prematuro do equipamento;
- ao transportar cargas/objetos, evite fazê-lo em horário de movimento. Não bloqueie o fechamento das portas com os objetos transportados.

Se o elevador parar

- Fique calmo. O perigo não é imediato;
- acione o botão de alarme e use o interfone para pedir ajuda;
- peça para que chamem o zelador e, se necessário, a empresa responsável pela manutenção do equipamento ou os bombeiros pelo telefone 193;
- Aguarde com calma e ajude a acalmar as demais pessoas presas no elevador;

- se o elevador parar fora do nível do andar, não tente sair pela abertura. O equipamento pode voltar a funcionar no momento em que você estiver saindo. 


Créditos:
Texto: estagiário Fabricio Nobre Reck
Imagens: Divulgação CBMSC/São José
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193