PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (337 palavras)

Equipes de Itajaí concluem CBRIE

 

0806 Itajaí


Finalizou-se o Curso de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas (CBRIE), ministrado pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar, em Tubarão/SC. As instruções tiveram início no dia 17 de maio e a formatura ocorreu na última sexta-feira, 28.

O curso teve como finalidade capacitar os bombeiros para a prática de atividades de busca e resgate em inundações e enxurradas, as instruções ocorrem em alguns pontos do Rio Tubarão, onde há presença de correntezas e características típicas desse tipo de evento adverso.

Nesta última etapa os alunos foram para Santo Amaro da Imperatriz e enfrentaram um "refluxo", chamado também de máquina de afogamento. O refluxo se trata de um sistema formado por uma queda d'água o qual pode prender uma pessoa a levando para o fundo e assim ficando em um ciclo. Este é um grande risco de afogamento em rios, represas e barragens e pode ser formado inclusive em uma enxurrada. O objetivo da instrução foi os alunos conhecerem na prática o conhecimento abordado em sala de aula.

 

0806 Itajaí 3

 

Segundo o tenente Douglas Tomaz Machado, comandante da Força-Tarefa 07 (FT-07) e aluno do CBRIE, o curso foi de grande valia, sendo que os conhecimentos serão repassados para a tropa, favorecendo o atendimento das emergências. O aluno também agradece aos Comandos do 7ºBBM e 8ºBBM e aos instrutores pela oportunidade.

 

0806 Itajaí 2

 

O soldado Thales Felippe Fernandes da Silva, integrante da FT-07 em Itajaí e aluno do CBRIE, elogia o conhecimento e didática dos instrutores, além da logística do 8ºBBM, Tubarão, em relação a alimentação e estrutura para a realização do curso. Também ficou impressionado e satisfeito com as técnicas ensinadas, que serão de grande valor para realizar seu trabalho frente a FT-07 quando no acionamento de eventos adversos que porventura ocorrerem.

 

0806 Itajaí 1

 

Ao término do dia, os alunos receberam o batismo e os breves do curso.

 

Créditos:
Texto: Julia de Oliveira
Imagens: B5 do 7ºBBM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193