EQUIPES DE FORÇA-TAREFA DO CBMSC PARTICIPARÃO DE SEMINÁRIO DE RESPOSTA A DESASTRES

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), possui equipes especializadas para atuação em eventos extremos, chamadas de Força-Tarefa (FT). Essas equipes, compostas por oito militares cada, atuam quando há a necessidade de reforço no atendimento, ou seja, quando se esgotou a capacidade de atendimento local. Hoje a corporação conta com 15 equipes especializadas, uma em cada batalhão de bombeiros militar (BBM).

O emprego destas equipes geralmente é relacionado com grandes desastres naturais, por isso, os militares são treinados em diversas áreas para que fiquem em prontidão sempre que necessário. Para atuar nas Fts os bombeiros militares passam por cursos específicos: Combate a Incêndio Florestal; Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas; Intervenção em Áreas Deslizadas; e Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas. Embora sejam oito profissionais por equipe, os batalhões podem ter mais bombeiros capacitados diversificando a atuação na FT de acordo com a necessidade.

Autonomia

As FTs são autossuficientes. Possuem equipamentos, alimentação, alojamento e recursos próprios, permitindo que a logística e o deslocamento sejam mais rápidos, quando uma equipe é acionada. Cada FT possui um comandante e um subcomandante, que obrigatoriamente são oficiais militares e responsáveis pelo gerenciamento da equipe.

Avaliação da primeira década de atuação

Entre os dias 12 e 14 de abril às 15 equipes de Fts estarão reunidas em Lages para a primeira edição do Seminário de Resposta a Desastres do CBMSC: 10 anos de emprego da Força-Tarefa da corporação.

Nestes três dias serão discutidos temas acerca das equipes, além de propostas de melhorias, em palestras e grupos. Entre os palestrantes está o Comandante da Operação Brumadinho, a maior operação de resgate do Brasil, tenente-coronel Anderson Passos de Souza, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

A abertura do evento será com o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos, já o encerramento será com o Subcomandante-Geral, coronel Hilton de Souza Zeferino.

Texto: Melina Cauduro – Jornalista do CBMSC
Imagens: divulgação CBMSC