PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (594 palavras)

ENTREGA DE AERONAVES E INAUGURAÇÃO DE NOVO QUARTEL DO BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS É REALIZADA EM JOAÇABA

 O Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (BOA/CBMSC), em parceria com o SAMU Aeromédico (SES/SAMU), inaugurou nesta quarta-feira, 10, em Joaçaba, sua nova unidade no Estado, e fez a entrega de novas aeronaves as quais serão incorporadas à atividade aeromédica, ampliando deste modo a prestação de serviço.

Quanto à nova instalação do CBMSC, trata-se da 4ª Companhia do Batalhão de Operações Aéreas, a qual está sediada no aeroporto Santa Terezinha de Joaçaba. Ela abarcará as atividades aéreas da Corporação no meio oeste e também em outras partes do Estado, ampliando assim a já consolidada atividade aérea do CBMSC e do Estado.

Quanto às novas aeronaves Arcanjos locadas pelo Estado, uma delas será mantida e operacionalizada na cidade de Florianópolis, enquanto a outra será mantida na nova base do Batalhão de Operações Aéreas em Joaçaba. Os aviões receberão a nomenclatura "Arcanjo-04 e Arcanjo-06", nome dado às aeronaves operadas peloCBMSC, em parceria com o SAMU Aeromédico (SES / SAMU).



Aeronaves Cessna Grand Caravan (C 208)

O avião Caravan é uma aeronave amplamente conhecida em todo o mundo, sendo utilizada por inúmeras empresas e corporações para a realização das mais diversas missões. É conhecida por sua flexibilidade e utilidade robusta. Com seu potente motor turboélice, a aeronave oferece combinação de desempenho, baixos custos operacionais e capacidade de se adaptar a uma ampla variedade de missões.

Com seu projeto consolidado há aproximadamente 40 anos, é um avião monomotor turboélice, de asa alta, com trem de pouso fixo, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos pela empresa Cessna Aircraft.

Em sua configuração aeromédica, utiliza 02 pilotos e possui mais um amplo espaço para equipe médica, paciente em configuração de leito (maca ou incubadora) e mais um ou dois acompanhantes do paciente transportado, tornando assim um transporte mais humanizado. Já na configuração cargueira, tem capacidade para decolar com até 4.000 kg de peso. Na configuração de transporte de passageiros, além dos dois pilotos, tem capacidade para transporte de até 10 pessoas. Os aviões podem ainda ser operados na forma de voo por instrumentos e no período noturno.




O Serviço Aeromédico no Estado

Hoje, a consolidada parceria entre o BOA / CBMSC e o SAMU Aeromédico atua com 5 aeronaves: 03 aviões e 02 helicópteros. Atualmente, a sede do Batalhão de Operações Aéreas em Florianópolis conta com 02 aviões e 01 helicóptero. A cidade de Blumenau também conta com uma aeronave de asa rotativa (helicóptero) e, agora, a cidade de Joaçaba também conta com o serviço aeromédico por meio de um avião.

O transporte aeromédico representa uma importante ferramenta no tratamento de pacientes, uma vez que com as aeronaves é possível percorrer grandes distâncias em pequeno espaço de tempo, agilizando os tratamentos aos quais os pacientes precisam ser submetidos, principalmente em unidades de referência.



Créditos:
Texto: capitão Daldrian Scarabelot
Imagens: Divulgação CBMSC e Ricardo Wolffenbüttel/Secom
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193