Encontro pedagógico reúne instrutores do CBMSC

Promovido pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), o II Encontro de Formação Continuada, realizado na última terça-feira (29/03) em Florianópolis, reuniu instrutores de todas as regiões do Estado.

A capacitação teve como objetivo promover reflexões sobre o ensino na corporação, tanto no que se refere aos cursos de formação e aperfeiçoamento quanto às instruções para a comunidade.

O Comandante da unidade de ensino, Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto, abriu os trabalhos fazendo uma exposição sobre os processos de ensino no CEBM e quais estruturas devem ser pensadas para fortalecer e melhorar continuamente a formação dos militares.

Trazendo uma exposição sobre inovação no serviço público, o palestrante André Tamura, da empresa WeGov, falou sobre as previsões tecnológicas para os próximos anos e de como as pessoas estarão cada vez mais conectadas por meio das novas tecnologias. Ele lançou o desafio de pensar em como o CBMSC poderá se preparar para se posicionar diante das inovações, e considerar principalmente as plataformas digitais nas quais se baseia para o ensino, para a disseminação de conhecimento de prevenção e estruturação da imagem institucional, com base nos novos meios.

Mestre em Educação, o Soldado BM Edevaldo Dalabeneta demonstrou sua pesquisa sobre identidade e saberes docentes na corporação. Em um estudo aplicado no CEBM, o militar traçou um perfil dos instrutores e mostrou como os alunos se sentiam em relação ao modo como ensinam. Ressaltando os pontos fortes dos profissionais, o pesquisador apontou que os professores acumulam muitos saberes e experiências, devendo focar na especialização de como repassar esses saberes aos alunos.

A palestra final trouxe o Coronel PM RR José Maurício Weisshaupt Perez, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que esteve à frente da tradicional Academia Militar do Barro Branco. Ele contou a experiência de remodelar o currículo do Curso de Formação de Oficiais, suas inspirações e resultados nesta trajetória, que contou com a inserção de mais atividades de cidadania e participação da vida das comunidades, além de reflexões multidisciplinares sobre a violência. Aclamado pela imprensa como o “Coronel da Paz”, o militar foi condecorado pela Rainha da Inglaterra, Elisabeth II, em 2015, em razão do seu trabalho na Academia. Na ocasião ele foi recebido no secular Castelo de Windsor, uma das residências reais, em Berkshire.

O Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, prestigiou a ocasião, acompanhado do Chefe de Estado-Maior Geral, Coronel BM Edupércio Pratts, do Diretor de Ensino, Coronel BM Júlio César da Silva.

Créditos: CCS do CBMSC / Imagens: CEBM