Em novo local, CBMSC de Morro da Fumaça entra em reta final de obras

Morro da Fumaça contará a partir de dezembro com uma nova sede para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), contemplando aproximadamente 18 mil pessoas diariamente. A obra, que possui 525m², iniciou em 2017 em um terreno doado pela Prefeitura, localizado a 100 metros da SC-443, na entrada geral do município.

Segundo o comandante do CBMSC de Morro da Fumaça, 1º sargento Renato Bonelli Bitencourt, a nova estrutura agraciará a população com um local adequado para os atendimentos do Serviço de Segurança Contra Incêndio. “Nós dividimos a construção em etapas. A questão de estrutura pré-moldada, cobertura e paredes, foram custeadas com convênio da prefeitura e do CBMSC, além de doações feitas por empresas do município”, conta.

1604 Morro da Fumaça

A última etapa de construção do quartel foi lançada através de licitação em março. De acordo com o sargento Bonelli, essa parte será custeada pelo Fundo de Melhorias do CBMSC. “A empresa que venceu a licitação já apresentou todos os documentos necessários para a contratação. Estamos em fase final de homologação e a empresa terá 120 dias a partir da assinatura do contrato”, ressalta.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, com sede em Içara, capitão Renan Silvério da Rosa Fernandes, a construção e mudança do local é visando a melhoria do atendimento à população. “O local onde está instalado o quartel é locado. Além de sairmos do aluguel, o novo lugar será em ponto estratégico, diminuindo o tempo resposta das ocorrências e revertendo o valor do aluguel em melhorias”, ressalta.

1604 Morro da Fumaça 1

Atualmente, são duas viaturas para serviços administrativos, um caminhão de combate a incêndios e uma ambulância. O efetivo é composto por nove bombeiros militares, um bombeiro profissional civil (contratado pela prefeitura) e 38 bombeiros comunitários.

Texto: Manuela Silva
Imagens: B5 do 4ºBBM