Na noite desta quinta-feira, 26, a maior Auto Escada Mecânica (AEM) da América Latina foi empregada pela primeira vez em um ocorrência no Sul do Estado, visto que havia risco de colapso estrutural. Ela foi entregue ao 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM) na última quinta-feira, 19. Confira aqui.
Por volta das 20h de quinta-feira, 26, as equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Criciúma foram acionadas para combater um incêndio em uma edificação industrial, no bairro Jardim Elizabeth, em Cocal do Sul. No local foi possível confirmar a ocorrência, sendo que o incêndio estava em fase de desenvolvimento completo.
A primeira ação consistiu no desligamento dos disjuntores de energia elétrica e no fechamento do registro de gás. Após dimensionados e gerenciados os riscos, foi iniciado o combate com tática defensiva, considerando que a estrutura apresentava colapso na estrutura do telhado.
A Auto Escada Mecânica (AEM-07) foi empregada nesta ocorrência para um combate direto às chamas pela parte superior e, logo após, combate direto na parte interna. Na estrutura funcionava uma serralheria e haviam alguns produtos químicos que eram utilizados no processo de pintura (tintas e solventes), além de botijões de gás.
Treze bombeiros, entre militares e comunitários dos municípios de Urussanga e Criciúma atuaram nesta ocorrência e foram utilizados 18 mil litros de água durante o combate e rescaldo. Além das equipes do CBMSC, a Polícia Militar (PM) e representantes da cooperativa de energia elétrica também estiveram no local. Um homem de 38 anos, proprietário do local, foi atendido pela equipe do CBMSC. Ele apresentava escoriações nos braços por ter tentado gerenciar os riscos de incêndio, mas dispensou encaminhamento ao hospital.
Após todos os procedimentos, foram repassadas as devidas orientações e o local foi isolado para realização de perícia.