Na segunda-feira, 02, a Câmara de Vereadores de Garuva entregou uma Moção de Aplausos aos bombeiros do quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lotados no município.
Na ocasião o cabo Alberto Malinoski, recebeu esta honraria por ter efetuado o salvamento, no dia 30 de junho, de uma mulher que estava dentro de uma residência em chamas, e que por apresentar transtornos mentais, recusava-se a sair.
Nesta ocorrência o bombeiro teve de usar de força para conseguir fazer com que a mulher se aproximasse da janela e pudesse ser puxada pelos bombeiros que estavam do lado de fora do local que estava pegando fogo.
Outros homenageados, que também receberam a Moção de Aplausos, foram os bombeiros comunitários, Marcos Flores, Ricardo Henrique Schusler Stricker, Gean Vinicios Back, José Francisco Filho, Oliveira, Robert Barbosa, Jaisson Umlauf, Emerso Nunes Novaes e Juliano Wilian Seboldi que, voluntariamente, com os militares cabo Alberto e soldado Alcides Aldo da Silva, atuaram em um incêndio florestal ocorrido em 27 de junho na Serra do Mar, no qual permaneceram por cerca de quatorze horas, enfrentando ventos fortes e baixa temperaturas para debelar o incêndio em uma área equivalente a cinquenta campos de futebol e cerca de mil e quatrocentos metros de altitude.
A indicação foi feita por intermédio do vereador Jarbas Budal, e foi acatada por unanimidade pelos demais vereadores. Esteve presente o comandante do quarte do CBMSC em Garuva, subtenente Evandro Ribeiro Rodrigues, que fez agradecimento ao vereadores pela honraria recebida e enalteceu a voluntariedade e profissionalismo dos bombeiros homenageados.