PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (317 palavras)

EFETIVO DE BLUMENAU RECEBE TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DE RESGATE VEICULAR À BATERIA

O efetivo de bombeiros militares de Blumenau participou nesta quarta-feira, 14, de uma instrução de operação e manutenção das novas ferramentas de resgate veicular recebidas pelo 3° Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), com sede no município.  



O treinamento contou com detalhamento das características técnicas de três ferramentas hidráulicas: uma tesoura, uma alargador e um cilindro expansor. O kit foi adquirido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) por meio de ata de licitação de Minas Gerais, conseguindo uma economia pela compra em grande quantidade. Cada conjunto teve um custo de R$140.417,60. 



Segundo o tenente Levi Garcia Ribeiro, comandante da equipe de resgate veicular do 3° BBM, os equipamentos da marca Holmatro, modelo Pentheon, possuem diversas vantagens em relação às antigas ferramentas utilizadas pelo CBMSC. Entre elas está o fato de funcionarem à bateria, não estando ligadas a mangueiras hidráulicas que limitam a operação dos bombeiros, terem maior potência e força, controle de velocidade de suas funções, tempo de funcionamento estendido, indicadores de led sobre a pressão da ferramenta, nível de carregamento da bateria e seu estado de conservação.  



Após apresentação e orientações sobre o uso desses novos equipamentos, os bombeiros militares e comunitários presentes puderam se familiarizar com as três ferramentas de forma prática. Foi disponibilizado uma carcaça de veículo acidentado para que o efetivo pudesse testar cortes, técnicas de expansão e outras estratégias para resgate de vítimas encarceradas.
 

Créditos:
Texto: estagiária Isabella Cremer
Imagens: estagiária Isabella Cremer
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193