PESQUISAR

Blog de Notícias

5 minutos para leitura (986 palavras)

DUZENTOS E SESSENTA E UM SOLDADOS CONCLUEM O CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA

Na sexta-feira, 12, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) irá realizar no Centro Arena Multiuso de São José, a Formatura do Curso de Formação de Praças (CFP). Ao todo, 261 homens e mulheres concluíram o curso e seguem para diversas regiões de Santa Catarina para somar ao trabalho já realizado pelos militares que estão na ativa.


LINHA DO TEMPO DA FORMAÇÃO

Em 07 de agosto de 2023 a corporação recebeu os alunos-soldados para iniciar a formação, após autorização do Governador do Estado, Jorginho Mello. A última inclusão do CBMSC havia sido em 2019, com excedentes de concurso anteriores. Na quinta-feira, 14 de dezembro, em solenidade na capital, os alunos-soldados receberam seus Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o fardamento operacional. Essas entregas marcaram a conclusão da primeira etapa de formação e o início do Estágio Supervisionado que começou no sábado seguinte, dia 16, junto com a etapa de temporada da Operação Veraneio 2023/2024.

Para o Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, o estágio, que é um componente curricular obrigatório, proporcionou que os alunos aplicassem na prática os conhecimentos adquiridos durante a primeira etapa do curso. "Supervisionados pelos nossos militares, os alunos puderam vivenciar a rotina de atendimento em situações reais, o que é fundamental para sua formação." Além disso, segundo o coronel, este foi um marco histórico para a corporação que teve um reforço para os atendimentos no litoral e manteve a qualidade do serviço no interior, sem a necessidade de realizar movimentações, tampouco desguarnecer nenhuma região para atender outra. 



Recentemente, entre os dias 01 e 05 de abril, foi realizado o Treinamento de Resistência Operacional (TRO), para que os alunos aplicassem os conhecimentos adquiridos em provas que simularam situações de ocorrências reais. Cada um dos 08 pelotões foi liderado por dois cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO). "Este treinamento faz com que o aluno coloque em prática os conhecimentos e, principalmente, saiba detectar o que mais lhe desafia em cenários extremos. Para alguns é a privação do sono, para outros o desgaste físico e isso é importante para que ele, em atuação, saiba como lidar também com os seus limites pessoais sem comprometer o atendimento", afirma o tenente-coronel Luiz Gustavo dos Anjos, comandante do CEBM.

Na prova de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), por exemplo, eles tinham que realizar o resgate de vítimas de uma queda de avião enquanto familiares tentavam adentrar a cena. Neste contexto foi necessário realizar o isolamento da área, avaliação do cenário para classificação das vítimas de acordo com o seu grau de vulnerabilidade, planejamento dos atendimentos, bem como, conduzir um atendimento acolhedor com os figurantes que tentavam adentrar a cena, a exemplo do que pode acontecer na prática com familiares de vítimas reais. "O bombeiro que chega em uma cena de resgate precisa também saber conduzir o atendimento com familiares ou conhecidos que queiram adentrar na cena, movidos pelo laço afetivo com a vítima, pois nessas situações é necessário também salvaguardar a vida dessa pessoa", explica o comandante do CEBM.



As simulações compreenderam as principais áreas de atendimento do CBMSC, sempre com foco em promover o pensamento estratégico nos alunos, considerando os conhecimentos adquiridos e a agilidade no atendimento, sempre prezando pela segurança da vítima e de todos os bombeiros que estão na cena do atendimento. "Estamos entregando para sociedade homens e mulheres aptos para salvar e salvaguardar os catarinense e todos aqueles que visitam nosso estado. Eles estão qualificados para pensar e executar técnicas de salvamento com o uso de equipamentos de última geração", completa a major Juliana Kretzer, Subcomandante do CEBM e Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

Durante os 09 meses de formação, os alunos-soldados transitaram pelas diversas áreas de atuação do CBMSC. São elas:

  • Incêndio urbano e florestal,
  • Buscas em meio terrestre e aquático
  • Atendimento pré-hospitalar,
  • Emergências com produtos perigosos;
  • Salvamento em estruturas colapsadas e em espaços confinados,
  • Busca com cães,
  • Resgate com cordas,
  • Corte de árvore,
  • Captura de animais silvestres,
  • Resgate veicular,
  • Inundações e enxurradas,
  • Atividade aérea,
  • Programas comunitários,
  • Segurança contra incêndios


Com a conclusão do curso, os novos soldados estão aptos para atuar em ocorrências reais, colocando em prática todo o conhecimento adquirido, com habilidade, comprometimento e segurança para o salvamento em qualquer que seja a situação. "Desejamos que o caminho profissional que esses soldados começam a trilhar, seja pautado em determinação e responsabilidade, com o objetivo de proteger vidas e servir a sociedade com dedicação e bravura", finaliza o capitão Bruno Lazarin Koch, comandante da Academia de Bombeiro Militar e oficial de planejamento do Treinamento de Resistência Operacional conduzido com cadetes e alunos-soldados.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo de Souza | soldado Murilo Damian Medeiros
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193