DUPLA DO SARGENTO VIEIRA, CADELA LUNA, DE RIO DO SUL, É A PRIMEIRA DA RAÇA PASTOR BELGA DE MALINOIS CERTIFICADA DO CBMSC

Com 1 ano e 7 meses, a cadela Luna passou pela prova de certificação que ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), realizado em Gramado, entre os dias 4 a 6 de outubro.

A equipe protagonista dessa conquista é do 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul, formada pelo o binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) sargento Marcos Vieira e Luna. O navegador da equipe foi o soldado Eduardo Luan Sborz.

A prova realizada pela Liga Nacional de Bombeiros Militares (LIGABOM) consistiu em uma busca rural por pessoas, na modalidade de varredura de área. Nesse desafio, a equipe percorreu uma área previamente determinada e a Luna, por meio de seu faro, indicava a presença de pessoas perdidas na região. O latido dela sinalizava a localização, permitindo, assim, que os bombeiros pudessem resgatar as vítimas com precisão e agilidade.

Além disso, a prova de certificação abrange uma série de exercícios, incluindo testes de obediência, transposição de obstáculos, avaliação de comportamento, além de busca por pessoas na área determinada, que variava de 220.000 m² a 330.000 m².

A Luna é a primeira cadela certificada desta raça para operações de busca e resgate no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na corporação, atualmente, os cães certificados são das raças Labrador, Braco Alemão e Rastreador Brasileiro.

Treinamento

Com essa conquista, o 15º BBM volta a contar com cães de busca e resgate certificados e operativos, proporcionando uma resposta ainda mais eficaz em operações de busca por pessoas desaparecidas em áreas rurais.

O sucesso foi fruto do empenho e dedicação de diversos membros da equipe. O projeto de treinamento e certificação teve o apoio fundamental do ex-comandante do 15º BBM, coronel Jefferson de Souza, e do atual comandante, tenente-coronel Rafael Fortunato Camilo, assim como do subcomandante do batalhão, major Arthur Roberto Vogel Filho, que é membro da Coordenadoria do Serviço de Cães do CBMSC.

O treinamento de buscas contou com o valioso apoio do, agora, cadete Lucas de Souza, do agora aluno-sargento Giovane José Giacomini, do soldado Humberto Kaufmann e do soldado Eduardo Luan Sborz.

Texto: sargento Marcos Antônio Vieira, estagiária Regina Knopf e Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Ricardo Trida/SECOM e Divulgação CBMSC/Rio do Sul
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.