Às 17h51 desta quinta-feira, 20, começa o inverno, estação mais fria do ano. Assim como no verão, este período exige cuidados específicos na prevenção de acidentes. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) traz dicas que, apesar de simples, podem evitar grandes transtornos.
Uso de aquecedores
Nesta época de frio, são mais comuns os acidentes domésticos e incêndios envolvendo equipamentos elétricos, fogões e lareiras, usadas para o aquecimento de ambientes.
Por isso, tenha em mente que, ao utilizar qualquer tipo de aquecedor, é preciso manter o ambiente ventilado. A princípio, a indicação pode parecer contraditória — se pensarmos que a entrada de ar pode favorecer o frio. Contudo, um ambiente totalmente fechado pode contribuir para a extinção do oxigênio no local, ocasionando asfixia a quem estiver presente. Há ainda o risco de intoxicação com monóxido de carbono, que pode, inclusive, levar uma vítima a óbito. Sendo assim, torna-se indispensável manter a ventilação no local.
Ainda sobre os aquecedores, é importante verificar se a instalação do equipamento está em um local seguro, longe de cortinas, estofados, móveis e materiais inflamáveis. Nunca deixe objetos em cima dos aquecedores, pois em caso de incêndio, eles propagarão as chamas rapidamente.
Os aparelhos aquecedores elétricos devem ser certificados pelo Inmetro. Antes de ligá-los, verifique a voltagem e se o fio elétrico está em bom estado de conservação. Ao ligá-lo na tomada, nunca use adaptadores elétricos ligados a outros aparelhos (conhecidos por "T" ou "benjamim"). Verifique também se não existe necessidade de manutenção ou limpeza do aquecedor.
Lareiras
Para maior segurança, as lareiras devem ter uma tela metálica, com malha entre 2 e 5 mm de espessura. Isso evita que as fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.
Use lenha adequada, sem colocar em excesso. Nunca deixe o ambiente sem antes ter certeza que o fogo foi apagado.
Se na lareira for utilizado combustível líquido (nas chamadas "lareiras ecológicas"), muito cuidado com as recomendações dos fabricantes. Nunca manuseie a lareira ecológica com o equipamento quente, uma vez que isso pode ocasionar uma explosão – já que o líquido combustível com o calor geram uma nova chama. Vale lembrar que esta já foi a causa de incêndios em Santa Catarina.
"Uma dica muito importante, antes da instalação do fogão a lenha é que ele seja colocado em um local seguro e afastado de paredes de madeira ou objetos que estejam muito próximos ao fogão. Além disso, a instalação do cano da chaminé também precisa de muita atenção, é importante que se utilize os anéis de isolamento para que não haja o contato com outra superfície", enfatiza o sargento Maicon Ataide da Silva.
Outra informação importante, é evitar a utilização de madeira tratada nestes equipamentos. Como elas passam por um processo químico, quando queimados esses elementos podem se disseminar no ambiente e causar riscos à saúde.
Por fim, mantenha crianças e idosos a uma distância segura de lareiras ou fogões a lenha.
Acidentes de trânsito
No inverno, algumas regiões catarinenses — como o Oeste — são atingidas por geadas e até neve. Devido a temperaturas negativas, as pistas podem ficar escorregadias e as chances de acidente aumentam consideravelmente.
Por isso, ao dirigir, é importante manter uma boa distância do veículo que estiver à frente, além de reduzir a velocidade. Lembre-se também de manter a manutenção do carro em dia.
Cuidados básicos
Além dos cuidados com aquecedores, lareiras e com a direção de veículos, algumas dicas básicas valem não só para o inverno, mas ao longo de todo o ano.
Para manter a saúde, é importante manter-se hidratado, consumindo água e alimentos como frutas, verduras e legumes.
No inverno, especialmente, é comum o aumento dos casos de gripes e resfriados. Manter os ambientes ventilados e limpos, estar sempre bem agasalhado, lavar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto são dicas que ajudam a evitar a proliferação de doenças.
Confira a seguir, um vídeo completo com importantes instruções do sargento Maicon Ataide da Silva: