Determinação, garra e superação: Desafio Bombeiros Serra do Rio do Rastro

Tem um dito popular que diz: “A vida anda para frente!” Hoje cedo (12/11), entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, na Serra do Rio do Rastro, mais de 1.200 pessoas, entre atletas profissionais e bombeiros militares e comunitários, correram e pedalaram para frente e para cima. Bem para cima mesmo! São mais de 1.500 metros de altitude em um percurso de 12 quilômetros de subida entre paisagens deslumbrantes, contornadas pelos paredões de pedra e cobertos pela mata Atlântica, intocada em muitas regiões.

Nem mesmo os fortes ventos, com rajadas frias e que insistiam em dificultar a subida, empurrando ciclistas e corredores serra abaixo, conseguiram fazer com que os participantes desistissem do desafio. Garra e superação foram as palavras que marcaram a prova. O trajeto total, de cerca de 25 quilômetros, começou em Lauro Müller, às 6h30min com a largada do primeiro pelotão, formado por atletas a pé e bombeiros. Em seguida, às 6h40min largaram os demais ciclistas competidores. Todos rumo ao topo da serra, onde a imagem da chegada fez valer cada minuto de esforço e de vento frio e cortante.

Este é o 5° Desafio Bombeiros Serra do Rio do Rastro que, neste ano, foi organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar em parceria com a Federação Catarinense de Ciclismo. “O nível de dificuldade e de preparação que essa prova requer já nos fez, por inúmeras vezes, pensar em seu cancelamento. Mas, a procura e a vontade de participar dos competidores são tamanhas que o desafio cresce a cada ano e já está em sua quinta edição,” disse o Coronel BM Vanderlei Vanderlino Vidal, idealizador do evento e que adotou o ciclismo como esporte, hobby e lazer. Para a Federação Catarinense de Ciclismo, o Desafio Serra  Rio do Rastro já está em sua 8° edição. Por isso, foi bom mesmo unir o útil ao agradável.

Neste ano, a Federação Catarinense realizou também mais uma etapa do campeonato catarinense de ciclismo durante o evento. Já para os bombeiros militares e comunitários que participam da subida, o Desafio Serra do Rio do Rastro, se consagrou no calendário anual da corporação. Tem bombeiro que, apesar de não ser atleta profissional, participa desde a primeira edição e vem se aprimorando ano após ano na técnica e na velocidade de subida, melhorando o próprio desempenho pessoal. “Para o Corpo de Bombeiros Militar o condicionamento físico e a prática de atividades físicas ou desportivas seja como hobby, esporte ou prazer pessoal, resultam na qualidade de vida dos próprios bombeiros e na manutenção de um condicionamento físico adequado ao seu labor. Muitas ocorrências demandam uma carga severa de força física e agilidade para terem um desfecho positivo”, esclarece o Coronel BM Vanderlino.

E, já que “a vida passa rápido demais”, nada melhor que eternizar os melhores momentos com muitos cliques”.

A primeira galeria de fotos você pode acessar aqui neste link..

A segunda, e mais completa galeria,  a partir de 13/11, neste link.

Aguardamos ansiosos para o próximo desafio!!!

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM