Desafio Nacional de Resgate retrata realidade de vítimas acidentadas

Não se assuste com as fotos.! Elas fazem parte dos cenários montados para as competições do Desafio Nacional de Resgate, que acontece nesta sexta-feira 14 e sábado 15, em Chapecó. A maquiagem, aliada a todo um cenário montado com veículos amassados e outros utensílios, busca retratar ao máximo as situações de acidentes de trânsito. Mais de 40 veículos também foram doados pela Receita Federal e pela Renault do Brasil, para serem transformados e usados nas competições.

No quesito transformação de vítimas, as maquiagens buscam retratar lesões, queimaduras, abrasões e ferimentos decorrentes dos acidentes. O Sargento BM Aurélio, do 6° Batalhão de Bombeiros de Chapecó, é o responsável por retratar e caracterizar os voluntários que se passam por vítimas. “Esta é a primeira vez que as competições agregam a maquiagem artística nas vítimas. A intenção é ser o mais parecido possível com a realidade encontrada nas ruas pelos bombeiros”, diz.

Com relação aos sinais vitais, quando os bombeiros e resgatistas competidores utilizam os equipamentos para aferição dos sinais das supostas vítimas, estas foram instruídas a relatarem dados de pressão arterial, respiração por minuto e outros sinais e sintomas que possam auxiliar na triagem e análise inicial, para que o atendimento pré-hospitalar correto seja prestado pelas equipes competidoras.

Indiamara mora em Chapecó e é aluna do curso Básico de Atendimento de Emergência- CBAE, que prepara os Bombeiros Comunitários para atuarem em apoio aos Militares. Ela foi voluntária para se passar como vítima durante as provas. “Confesso que não é muito agradável se colocar dentro de um carro amassado e ver todo o trabalho das equipes de bombeiros. Mas, como pretendo ser Bombeira Comunitária, é fundamental entender como é ser vítima para que eu possa prestar um bom atendimento à comunidade.”

As duas equipes vencedoras do Desafio Nacional de Resgate são classificas para a etapa mundial que acontecerá em agosto na Romênia. As provas terminam no fim da tarde deste sábado no Parque de Exposições Tancredo Neves em Chapecó.

Texto: Krislei Oechsler- Jornalista

Fotos: Jackson Jacques- Soldado BM