Em uma missão que percorreu cerca de 6 mil km, o Governo do Estado, por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em conjunto com a equipe aeromédica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), repatriou um paciente catarinense que estava internado no Rio Grande do Norte após sofrer um acidente de trânsito.
A operação ocorreu ao longo desta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12. O homem, de 36 anos, estava internado há 11 meses na cidade de Natal. Devido às condições clínicas e à longa distância, o transporte não poderia ser realizado por via terrestre. Dessa forma, o transporte aeromédico por meio da aeronave Arcanjo foi o mais indicado.
O Arcanjo 04 conta, além de uma equipe preparada e treinada, com todos os equipamentos necessários para o transporte seguro do paciente, incluindo maca, oxigênio, equipamentos para monitoramento, medicações e atendimento médico completo.
"O uso da aeronave Arcanjo 04 foi fundamental para o repatriamento do paciente, uma vez que, pela distância, o deslocamento por via terrestre seria inviável, pois seriam mais de 3 mil quilômetros de viagem. Já o transporte por linha aérea convencional, apesar de mais rápido, não dispunha dos equipamentos necessários para o atendimento adequado ao paciente", afirma o tenente Francisco Scharf, piloto da aeronave. A operação estava sob o comando do tenente Leandro Grande Cenedesi.
Para a realização da operação, foi necessário desenvolver um estudo de rota, garantindo a segurança do abastecimento e o monitoramento das condições meteorológicas. Foram realizadas duas paradas estratégicas: uma em Belo Horizonte e outra em Salvador. No total, foram cerca de 21 horas de voo. O paciente chegou em solo catarinense na noite desta quinta-feira. O pouso ocorreu em Correia Pinto e de lá ele pode ir para casa em Lages.