PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (538 palavras)

CURSO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS É REALIZADO EM PORTO UNIÃO

Um Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Porto União no dia 21 de agosto. Ao todo, 24 alunos bombeiros militares de todo o estado, sendo quatro integrantes da Força-Tarefa (FT-07) do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7ºBBM) participaram do curso.

Para o comandante da Organização de Bombeiros Militar (OBM) em Porto União, Marcos Luciano Colla, é uma satisfação prestar este tipo de suporte para a realização desse curso que é tão importante para a Corporação.

A aula inaugural foi presidida pelo comandante do 13 º Batalhão de Bombeiros Militar (13ºBBM), tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior. Ele destacou que incêndios florestais provocam muitos danos ambientais, à população e inclusive com fatalidades. 



O comandante ressaltou que os incêndios florestais provocam muitos danos para a sociedade e o meio ambiente e que o combate é uma atividade de muito risco aos bombeiros, pois o excesso de calor e o ambiente seco, aliado com a fumaça provoca extrema desidratação. Já houve, inclusive, fatalidades com bombeiros decorrente desse tipo de emergência. Para evitar essa situação e tornar o combate cada vez mais eficiente, o CBMSC investe em equipamentos e capacitação dos Bombeiros Militares, e por essa razão a fundamental importância da realização dessa capacitação.

Por fim, destacou que os incêndios florestais ocorrem geralmente por causas humanas e por esse fato as ações de prevenção, como a conscientização da população e aplicação de técnicas como manejo integrado do fogo, auxiliam para a mitigação desses prejuízos. 



Dicas de prevenção

A maioria dos incêndios florestais tem causa humana, sendo que mesmo sem intenção de dar início ao incêndio, muitas pessoas utilizam fogo para limpar terrenos ou em lixo e acabam perdendo o controle e , assim, dando início ao incêndio florestal. Por isso a importância da conscientização da comunidade para evitar essas emergências.

Os bombeiros militares mesmo tendo capacitação e equipamentos adequados se expõem ao risco e inclusive já houve caso de fatalidade em atendimentos de incêndios florestais.

  • Evite iniciar queimadas perto de vegetação.
  • Não queime lixo, terrenos ou pastagens.
  • Não jogue cigarros na mata, nas ruas ou estradas.
  • Ao fazer trilhas, evite fogueiras e, se necessário, apague-as completamente.
  • Conheça as leis ambientais que impõem penalidades por incêndios.
  • Não tente combater grandes focos de incêndio; pequenos podem ser apagados com água ou terra.
  • Mantenha distância segura do fogo para evitar riscos à sua vida.
  • Proteja Nossa Natureza: Incêndios no Havaí e Canadá! As regiões enfrentam riscos crescentes de incêndios florestais. Seja responsável ao acampar, evite queimadas e siga as orientações locais. Juntos, podemos preservar esses tesouros naturais.


Em caso de emergências ligue 193



Créditos:
Texto: estagiária Maeury Victoria Pleposki
Imagens: Divulgação CBMSC/Itajaí
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193