Curitibanos: quartel sede do 2° Batalhão comemora 30 anos de implantação

CLIQUE AQUI para acessar mais imagens.

O quartel sede do 2° Batalhão de Bombeiros Militar comemorou na última sexta-feira (21/08) o aniversário de 30 anos de instalação no município de Curitibanos. Na ocasião foi realizada a promoção e homenagem aos Bombeiros Comunitários; entrega de veículo para compor Brigada Municipal de São Cristóvão do Sul e Timbó Grande; homenagem aos Ex-Comandantes do 2ºBBM, ao Comandante-Geral do CBMSC e Bombeiros Militares da Reserva Remunerada; e a formatura do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE).

Para demonstrar um pouco do trabalho desenvolvido na unidade, foi feita uma demonstração operacional de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamento em altura. Ao final da apresentação foi aberta uma faixa no edifício em que ocorria a encenação, com a imagem que será exposta no pórtico da plataforma de salvamento em altura do Batalhão, contendo as seguintes inscrições: “2° BBM – Desde 1985 – Mesmos Valores – Novos Desafios”.

A solenidade contou com a presença do Coronel BM Onir Mocellin, CBMSC, do Comandante Regional do Litoral, do Comandante Regional do Interior e do Diretor de Atividades Técnicas da instituição, além das autoridades locais, ex-comandantes do Batalhão, oficiais do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (Lages), praças que passaram à reserva remunerada enquanto serviam na sede do Batalhão, imprensa e comunidade.

Breve histórico do 2ºBBM

A ativação operacional da primeira Organização Bombeiro Militar na cidade de Curitibanos ocorreu em 19 de junho de 1985. Em 07 de agosto do mesmo ano foi realizado o ato oficial de inauguração, sendo denominada 2ª Seção de Combate a Incêndio, contando com um efetivo de dois sargentos e trinta e três soldados. A organização deu origem ao 2º grupo de incêndio, em 04 de outubro de 1989. Finalmente, em 12 de novembro de 1994, passou a denominar-se 2º Batalhão de Bombeiros Militar.

Atualmente o 2º BBM é comandado pelo Tenente Coronel BM Edson Tadeu Steinck de Sousa e conta com um efetivo de 198 Bombeiros Militares, distribuídos em quartéis de 12 cidades do planalto central, meio-oeste e planalto norte catarinense. Atende a uma população aproximada de 492 mil habitantes distribuída em 28 municípios.

Na esfera social e preventiva, são oferecidos cursos à comunidade, a exemplo do Curso Básico de Atendimento a Emergências, do Curso Avançado de Atendimento a Emergências, do projeto social “Criança Segura na Escola”, que capacitou as professoras da rede de creches municipais, dentre diversas palestras, instruções e treinamentos, além do serviço de atividades técnicas, que analisa projetos e vistoria mais de 1.700 imóveis todos os anos em curitibanos.

Na área operacional, além dos conhecidos serviços de combate a incêndio, resgate veicular e atendimento pré-hospitalar, o 2° batalhão dispõe de equipes especializadas em busca terrestre, cinotecnia (busca com cães), salvamento em altura e equipe de mergulho autônomo.

Créditos: Texto: 2º Ten BM Raniel Teles Pinheiro / Fotos: 3º Sgt BM Luiz Darci de Moraes