Criciúma,Canoinhas e Dionísio Cerqueira: Semana Nacional de Bombeiros

CRICIÚMA

Na sede do 4°Batalhão de Bombeiros Militar em Criciúma, a Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndios e Pânico, também conhecida como Semana Nacional dos Bombeiros, em virtude do DIa 2 de julho, contou com várias ações para integrar os bombeiros e a comunidade. A intenção foi também difundir noções de segurança, criando condutas mais preventivas nas pessoas.

Ao longo da semana, entre os dias 2 e 9 de julho, foram realizadas diversas ações, destacando-se: Operação Alerta Vermelho em vários bairros da cidade, Simulado de Abandono de local na Escola Infantil Ciranda Cirandinha e oficinas de Treinamento de Salvamento em Altura na sede do quartel, em complemento à instrução de manutenção dos conhecimentos na modalidade de ensino à distância.

Durante os treinamentos de Salvamento em Alturas, os Bombeiros Militares e Comunitários realizaram oficinas de ancoragem, uso do tripé de resgate, montagem de tirolesa com sistemas de redução de força e utilização de maca envelope e maca rígida. O objetivo era põr em prática os conhecimentos adquiridos no curso de reciclagem, oferecido à corporação. Após o treinamento, foi realizada confraternização entre os presentes.

CANOINHAS

Já, na sedeo do 9º Batalhão, em Canoinhas, o dia Nacional do Bombeiro, comemorado em 2 de Julho, foi direcionado às crianças. O quartel abriu as portas para receber as várias escolas da cidade.

Participaram da programação especial, crianças na faixa etária entre 7 a 15 anos, estudantes de quatro escolas municipais, que vieram conhecer as atividades dos bombeiros. Para melhor distribuição, os menores foram divididos em grupos de 20, e assim, puderam conhecer todas as oficinais e atividades preparadas especialmente para recebê-los.

Na primeira estação de atividades, os bombeiros montaram um circuito de desafios, em que os pequenos precisavam salvar uma vítima (boneco) e passar correndo pelos obstáculos.

Em outra atividade, foi feita apresentação dos vídeos institucionais, um cineminha, com direito a pipoca e tudo. A importância de não praticar trotes ao telefone de emergência 193 também foi abordada.

A terceira atividade eram jogos recreativos de lógica trazidos pelo SESC (Serviço Social do Comércio ).

No final havia uma tenda com exposição dos equipamentos de salvamento, com explicação do funcionamento de cada um.

Com muito carinho, as crianças retribuíam com cartinhas aos bombeiros parabenizando-os pelo seu dia.

DIONÍSIO CERQUEIRA

O efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Dionísio Cerqueira, com apoio de Bombeiros Comunitários e Integrantes do SAMU também participaram da Operação Alerta Vermelho e demais atividades correlatas à Semana da Prevenção e Dia Nacional do Bombeiro que iniciou-se no dia 02 de julho e se estendeu até o dia 11 de julho de 2017. Nas visitas residenciais, o foco principal foi a verificação da instalação elétrica e o botijão de gás, considerados os maiores vilões quando ocorrem incêndios em residências. As visitas também serviram para prevenir sinistros e acidentes.

Aproveitando a semana de visitas, também foram distribuídos folders orientativos, alimentos e roupas arrecadadas durante a campanha do agasalho, às famílias carentes dos municípios de Dionísio Cerqueira e Barracão, a fim de aliviar as dificuldades que muitos enfrentam, principalmente neste período de frio. Foram realizadas ainda Palestras no Colégio Irineu Bornhausen de Dionísio Cerqueira, no Colégio Dr. Mário A. T. De Freitas de Barracão, para Grupo de pais atendidos pelo CRAS e para professores de Creches de Dionísio Cerqueira.