No último final de semana ocorreu em Xanxerê, no Oeste catarinense, a 9° prova de Certificação Internacional de Cães de Busca e Resgate. Na ocasião, participaram 25 cães de bombeiros de 3 países e oriundos de 5 estados brasileiros. De todos os cães participantes, 15 passaram nas provas e obtiveram as certificações, sendo 8 os cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Dessa forma, a matilha catarinense de cães para operações de busca e resgate aumentou em mais 2 cachorros certificados.
Antes da certificação, os cães em atividades eram 7, contando com o cachorro Ice do 7°BBM que atualmente, atua apenas em ocasiões especiais, já que seu guia solicitou a reserva remunerada. Depois do evento em Xanxerê, contando as novas 2 certificações e os 6 cães que já estavam certificados, mas que passaram para o nível B, atualmente o CBMSC conta com 8 cachorros de busca, que atuam em diferentes unidades do estado. Todos tem a precedência de serem criados e conviverem com as famílias de seus guias, o que aumenta ainda mais a parceria e a confiança entre o binômio.
Atualmente, todos os cães do Corpo de Bombeiros Militar são da raça Labrador. A corporação vem apostando na permanência da raça com a reprodução dos cães considerados mais aptos aos trabalhos de busca e resgate de pessoas.
Os binômios ativos no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina são os seguintes, respectivamente, profissional e cão:
No 12°BBM
Tenente BM João Moura e Jonny
Cabo BM Pedott e Life
No 14°BBM
Major BM Walter Parizotto e Malu
Tenente BM Michels e Chewbacca
Tenente BM Alan e Tchuck
Cabo BM Romão e Bravo
No 2° BBM
Cabo Fumagalli e Hunter
No 7°BBM
Cabo BM Schilikmann e Laika
Para o comandante do 14°Batalhão Major Walter Parizotto, a intenção é aumentar gradativamente a inclusão de cães de busca nas atividades do Corpo de Bombeiros Militar. "O desafio é estabelecer ao menos um cão para cada batalhão para uso nas atividades operacionais de busca e resgate".