PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (426 palavras)

Equipes de Campos Novos atuam em ocorrência de tornado


Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, um tornado foi registrado na cidade de Campos Novos no final do dia 28, começo do 29 de maio de 2021. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado para ocorrências de destelhamento e cortes de árvores caídas em vias públicas, casas e veículos.

 

0106 Campos Novos

 

No dia 28, por volta das 23h30, a Central de Operações do Corpo de Bombeiros (COBOM) começou a receber chamadas em decorrência de fortes chuvas e ventos na cidade de Campos Novos. A guarnição do Quartel de Campos Novos se organizou dividindo-se em grupos, para atender toda as demandas que chegavam. Durante a madrugada foram distribuídos 62 pedaços (1700m²) de lonas para a população e realizado cortes de árvores para desobstrução de vias.Ainda na madrugada, o CBMSC recebeu apoio da Prefeitura Municipal, a qual conseguiu 3 rolos de lona para deixar a disposição da comunidade. A guarnição de Campos Novos, composta por 11 bombeiros (entre militares, bombeiros civis profissionais e bombeiros comunitários), trabalhou durante toda a madrugada prestando auxílio para a comunidade.

 

0106 Campos Novos 1

 

No dia 29, a guarnição continuou prestando auxílio na oferta de lonas (40 pedaços de lona distribuídos, 1500m²) e realização de cortes de árvores. No dia 29, participaram 9 bombeiros (entre militares, bombeiros civis profissionais e bombeiros comunitários). Ao todo foram 15 ocorrências (com relação ao tornado) geradas no sistema do CBMSC entre os dias 28 e 29.

 

0106 Campos Novos 2

 

A Prefeitura Municipal de Campos Novos criou um Comitê de Crise, reunindo ao longo do dia 29 diversas instituições (CBMSC, PMSC, Defesa Civil municipal e estadual, SAMAE, setores da Prefeitura Municipal) para levantamento das informações e elaboração de planos para atendimento a comunidade.

 

1606 Fonte Rádio Cultura 4(Fonte: Rádio Cultura)

 

No dia 30, o CBMSC de Campos Novos organizou as doações recebidas pela Campanha do Agasalho da instituição e Campanha Cobertor Solidário da Rede Laço de Voluntariado com apoio do CBMSC. Todo o material arrecadado foi entregue a Secretaria de Assistência Social do Município de Campos Novos. A entrega das doações, que estavam prevista para serem entregues na metade do mês de junho, foram antecipadas em decorrência do desastre natural que assolou o município, com mais de 330 edificações danificadas. Ao todo foram doados 23 cobertores, 1 colchão e mais de 600 quilogramas em roupas (masculinas, femininas, infantis, calçados).

 

0106 Campos Novos 4

 

0106 Campos Novos 5

 

Créditos:
Texto: 1º Tenente Francisco Clemente Scharf Filho
Imagens: Divulgação do B5 do 2ºBBM e Rádio Cultura
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193