PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (648 palavras)

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR APRESENTA BALANÇO DOS ATENDIMENTOS RELACIONADOS ÀS CHUVAS EM SANTA CATARINA

Nos últimos dias, fortes chuvas assolaram Santa Catarina. Só entre os dias 11 e 16 de abril, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu a 150 chamados exclusivamente relacionados às chuvas, em 67 municípios diferentes, totalizando atendimento a 171 pessoas atingidas. Deste total, 67% dos atendimentos foram realizados pelo Litoral Catarinense, principalmente na região da Grande Florianópolis; 18% na região do Oeste e Extremo Oeste e 15% na Serra Catarinense e Meio-Oeste do Estado.

Foram empenhados em torno de trezentos e cinquenta bombeiros, entre militares e comunitários, para esses atendimentos relacionados a quedas de árvores em residências ou vias públicas, pessoas ilhadas, resgate de pessoas em locais de difícil acesso, ocorrências de alagamentos ou enxurradas, e até de deslizamentos. 106 viaturas foram utilizadas para atender as ocorrências do evento. 



"Monitoramos a situação e atuamos em conjunto com as equipes da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil durante as chuvas que atingiram Santa Catarina, especialmente no litoral e Vale do Itajaí, para garantir mais agilidade nos atendimentos e melhor direcionamento das equipes sempre que fosse necessário", afirma o Subcomandante-Geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza.

Todas as equipes de Força-Tarefa (FT), que são equipes especializadas em busca, resgate e salvamento para diversas situações, ficaram de sobreaviso por todo o Estado. Em razão do grande volume de chuva, na manhã de sábado, 13, a FT-10, sediada em São José (10ºBBM) na Grande Florianópolis, foi ativada com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento a ocorrências em regiões que a corporação foi mais demandada. Já no primeiro atendimento, por exemplo, na área industrial de São José, 08 pessoas foram retiradas de local de risco e foram abrigadas em casas de familiares que moram em outros bairros da cidade. A FT-10 atuou, também, em diversas ocorrências nos municípios de Paulo Lopes, Palhoça e Biguaçu.



Em Paulo Lopes, um dos municípios mais atingidos do Estado, as equipes do CBMSC atuaram no resgate de famílias que estavam ilhadas. Além disso, prestaram apoio para a entrega de alimentos para famílias que estavam em locais de difícil acesso no bairro Sertão do Campo, em São José. Outra ação da corporação foi a entrega de mantimentos a caminhoneiros e demais cidadãos que estavam presos na interdição no Morro dos Cavalos, na BR 101 Sul. Foram entregues água, alimentos, e outros mantimentos – em parceria com a Defesa Civil Estadual e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).



De acordo com a Defesa Civil do Estado, nos próximos dias o sol volta a predominar em Santa Catarina por conta do avanço de uma massa de ar seco e frio. Além disso, as temperaturas começam a cair em todas as regiões, especialmente nos períodos da noite. Assim, a corporação retirou as forças-tarefa da condição de sobreaviso, mas pode retornar as operações caso o mal tempo retorne após esta trégua prevista.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta a todos para tomarem cuidado com áreas que ainda estejam alagadas, de modo a evitar o contato com esta água - para evitar transmissão de doenças -, cuidado com a rede elétrica, e reforça que em caso de necessidade, a população pode acionar a corporação através do telefone 193.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - Assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193