Coronel BM Charles Vieira é o novo Comandante-Geral do CBMSC - Galeria de Fotos

14 06 4passagemdecomando1306

Com a presença do governador, Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr, aconteceu, na tarde desta quinta-feira, 13, a passagem de Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Florianópolis. Durante a solenidade, em que o coronel BM Edupércio Pratts transmitiu o comando da corporação para o Coronel BM Charles Alexandre Vieira, também aconteceram as promoções de Oficiais aos postos de Major e Coronel.

14 06 3passagemdecomando1306

Ato de passagem de Comando

Com a presença do governador do Estado em local de destaque e exibição da bandeira nacional em guarda, o Coronel BM Edupércio efetivou o ato de transmissão, dizendo: “Entrego o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina ao Coronel BM Charles Alexandre Vieira”. Em seguida, o novo Comandante declarou formalmente a atribuição ao cargo, declarando “Assumo o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”. Após este ato foram feitas homenagens aos Comandantes, com a presença das respectivas esposas.

14 06 5passagemdecomando1306

Novo Comando

Além do Coronel BM Charles Alexandre Vieira, também tomaram posse os coronéis BM Ricardo José Steil, como Subcomandante-Geral e Charles Fabiano Acordi, como Chefe do Estado-Maior.  “ São dois oficiais gabaritados, e com alta capacidade de liderança e de produção. Juntos, faremos um comando de excelência para alcançar as nossas metas traçadas", destacou o novo comandante.

passagem2

passagem1

Promoção de Oficiais

A cerimônia de Passagem de Comando iniciou com a promoção de Oficiais da corporação aos postos de Major e Coronel. Os profissionais, além dos anos de serviço também passaram por cursos e avaliações, permitindo que recebam a condecoração. A promoção se tornou um momento ainda mais especial para a Coronel BM Adriana Souza da Silva, que é a primeira mulher promovida ao cargo de Coronel no CBMSC.

Oficiais promovidos ao posto de Coronel:

14 06 8passagemdecomando1306

- Coronel BM Adriana Souza da Silva
- Coronel BM Ricardo José Steil;
- Coronel BM Charles Fabiano Acordi;
- Coronel BM Ariovaldo da Silva Pacheco;
- Coronel BM Eduardo Antonio Gomes da Rocha.

14 06 7passagemdecomando1306

Oficiais promovidos ao posto de Major:

- Major BM Mateus Muniz Corradini;
- Major BM Henrique Piovesan Silveira;
- Major BM Fabio Colodell;
- Major BM Rafael Fortunato Camilo;
- Major BM Priscila Casagrande;
- Major BM Diego Felipe Marzarotto

passagem3

Batismo

14 06 10passagemdecomando1306

Ao final de toda a solenidade, como já é tradicional na corporação, aconteceu o batismo dos promovidos e dos oficiais que assumem novas funções. O ato  também simbolizou a despedida do coronel BM Edupércio Pratts, que deixou o CBMSC, entrando para a reserva remunerada.

Conheça o Comandante-Geral

14 06 6passagemdecomando1306

Coronel BM Charles Alexandre Vieira é bacharel em Administração de Recursos Humanos, pela faculdade Borges de Mendonça, pós-graduado em Administração de Segurança Pública, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e pós-graduado em Administração Pública, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

No CBMSC tornou-se Aspirante a Oficial em 1993 e ao longo da carreira exerceu funções de Comando de diversos pelotões e companhias, foi ajudante de ordens do Secretário de Segurança Pública, Chefe da Divisão de Engenharia Contra Incêndio e Pânico da Diretoria de Atividades Técnicas, Diretor de Ensino, entre outras atribuições.

Dentre os cursos militares que possui, destacam-se: Curso de Formação de Oficiais (CFO), Curso de Especialização de Bombeiro para Oficiais, Curso de Capacitação para Instrutores de Bombeiros, Curso de Mergulhador Autônomo, Curso de Comando e Estado Maior e Curso de Altos Estudos Estratégicos.

14 06 9passagemdecomando1306

Foi condecorado com os brasões de mérito Bombeiro Militar nas categorias bronze, prata e ouro, medalhas de mérito por tempo de serviço nas categorias bronze e prata, medalha 80 e 90 anos, medalha Marechal Falconière e Coronel Carlos Stockler de Souza. Recebeu ainda as medalhas de mérito cinotécnico, mérito comunitário, mérito da segurança contra incêndios, mérito em Atendimento Pré-Hospitalar e medalha do centenário Coronel Lara Ribas.

A galeria completa clique aqui

Créditos: Texto: Melina Cauduro. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques.
Infos Imprensa – 1º Tenente BM Ian Triska (48) (48) 9 9189-7081