PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (284 palavras)

Continuam as aulas para formação de guarda-vidas na Guarda do Embaú

 

A beleza da Guarda do Embaú esta servindo de cenário para mais um curso de formação de guarda-vidas civis. As aulas teóricas são ministradas no salão da Igreja Santa Terezinha e as práticas no Complexo Aquático da Unisul e nas praias da região de Palhoça. O curso para formação de novos guarda-vidas civis começou no dia 9 de outubro e se estende até 17 de novembro, entre 8 e 12h, de segunda à sexta-feira, totalizando 90 horas/aula

 

O objetivo é a habilitação e o treinamento de pessoas da comunidade para atuação como guarda-vidas nas praias e balneários do estado, prestando orientação a banhistas e agindo nas situações de salvamento aquático, com vistas à diminuição do número de mortes por afogamentos e de acidentes na temporada de verão. Somente nesta turma, que atenderá a região da Guarda do Embaú, mais de 120 pessoas se inscreveram para o curso. Mas, somente 54 passaram nas provas de natação e corrida.

 

 

Na primeira semana, as aulas práticas são realizadas em ambiente controlado, no Complexo da Unisul, para repassar as técnicas de natação e resgate. Somente na segunda semana os alunos enfrentam o mar em condições mais adversas, na praia da Guarda do Embaú e outras praias da região do município de Palhoça. Atualmente, 34 alunos realizam o curso.

 

 

 

 

 

Na grade curricular são contempladas aulas teóricas e práticas sobre ambiente marinho, técnicas de salvamento aquático, legislação marítima, atendimento pré-hospitalar entre outras.

 

 

 

O curso é ministrado pelo Sargento BM Vantuir de Almeida e Cabo BM Rodrigo Burigo, ambos lotados na 2ª Cia do 10° Batalhão de Bombeiro Militar de Palhoça.

 

 

Créditos: Sargento BM Cláudio Luiz Andrade

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193