Comunidade do Morro do Baú recebe ação educativa dos Bombeiros

CLIQUE AQUI para ver todas as fotos.

A comunidade do Morro do Baú, em Ilhota, recebeu neste sábado (07/11) uma ação integrada de prevenção realizada pelos cadetes do Centro de Ensino Bombeiro Militar. Organizadas na Escola Municipal Alberto Schmidt, as atividades foram voltadas a adultos e crianças. Foram oferecidos também almoço e lanches para toda a população participante.

Enquanto os adultos participavam oficinas referentes a abrigos, informações, deslizamento e atendimento pré-hospitalar, as crianças aproveitaram as atividades de recreação oferecidas no mesmo local: tirolesa e teatro de fantoches. Houve ainda apresentações com cães de busca e exposição de viaturas e equipamentos. Conforme o comandante da operação, Cadete BM Cadete Walter Pereira de Mendonça Neto, “a ideia é que os pais pudessem ter um local seguro para deixar as crianças enquanto recebiam as instruções”.

“Esta comunidade foi escolhida devido a vulnerabilidade a desastres naturais, é importante manter a população informada e preparada. Apesar de terem passado por uma situação extremamente difícil em 2008, os moradores receberam bem a ação”, explica o comandante do Centro de Ensino Bombeiro Militar, Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto.

O prefeito municipal de Ilhota, Sr Daniel Bosi, acompanhou as atividades e avaliou: “Sabemos que nossa região é propensa às consequências causadas pelo excesso de chuvas, e em nome da comunidade eu gostaria de agradecer ao Corpo de Bombeiros Militar pelo apoio”.

A secretária da Administração do Município, Sra Tatiana Reichert, foi mediadora dos contatos para a realização dos trabalhos na etapa de preparação, e explica que este é o primeiro evento de prevenção que o Complexo do Morro do Baú tem notícia. “Desperta curiosidade da comunidade, tenho certeza que todos que vieram saíram daqui muito satisfeitos”, descreveu.

Atuaram em parceria ao CBMSC a Defesa Civil Estadual e Municipal de Blumenau e Ilhota, Batalhão de Operações Aéreas, 3° e 7° BBM (Blumenau e Itajaí),  Unidade 39 dos Bombeiros Voluntários, Prefeitura Municipal de Ilhota e o 23° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

Prestigiaram o evento o Comandante-Geral do CBMSC, Coronel BM Onir Mocellin, o Diretor de Ensino do CBMSC, Coronel BM Júlio César da Silva, oficiais e praças pertencentes ao Centro de Ensino.

TRON

O evento faz parte do Treinamento Operacional para Desastres Naturais (TRON), que avalia a capacidade dos cadetes de atuar em situações deste tipo. No último ano eles realizaram o treinamento no modo operacional, voltado para atendimento e resposta a ocorrências. Esta segunda etapa é voltada para prevenção e preparação para desastres, com foco na educação das comunidades.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela / Soldado BM Tainara Monteiro