Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina combateram a um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no Município de Palhoça. O incêndio teve início no começo da tarde de domingo, 10 de julho, por volta de 13h00, e se estendeu por 27 horas, sendo considerado totalmente extinto em torno das 16h00 de segunda-feira, dia 11.
Ao longo dos dois dias foram mobilizados para a ocorrência 9 (nove) viaturas, sendo 1 (um) Auto Carreta Tanque, 3 (três) Auto Bomba Tanque Resgates, 4 (quatro) Auto Resgates e 1 (um) Auto Socorro de Urgência, além da aeronave Arcanjo-01. O maior número de combatentes foi registrado na tarde de segunda-feira, quando estavam empenhados 29 (vinte e nove) Bombeiros entre Militares e Comunitários.
A região incendiada possui vários pontos alagados, por isso, nas áreas de difícil acesso, as chamas foram combatidas diretamente por equipes de campo com batedores, abafadores, bombas costais e por meio do bambi bucket das aeronaves Arcanjo-01 e Águia da Polícia Militar. Já os caminhões foram essenciais nos locais onde foi possível alcançar os focos com linhas de mangueira. Além do combate ao incêndio, os Bombeiros Militares e Comunitários realizaram o monitoramento e o controle do perímetro da região incendiada, mantendo a salvo propriedades, vidas humanas e silvestres da região.
Durante a operação trabalharam de forma integrada com os Bombeiros as equipes da Polícia Militar Ambiental, Defesa Civil, Fatma e Brigada Voluntária Guardiões do Maciambu. Um Posto de Comando foi instalado na Polícia Militar Ambiental, ao lado do parque do Maciambu, tendo como coordenador das ações dos Bombeiros o Major BM Jefferson de Souza, Subcomandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar e também membro da coordenadoria estadual do CBMSC de Combate a Incêndio Florestal.
Ao final da operação o Arcanjo-01 sobrevoou a região e foi estimada dimensão da área queimada em 512 hectares. Na manhã de terça-feira, 12 de julho, a aeronave da corporação realizou um sobrevoo de monitoramento e ratificou a total extinção do incêndio.
Créditos: B5 do 10º BBM