No Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), cuidar das pessoas vai muito além de prestar atendimento quando é necessário, pois acreditamos que a prevenção, seja qual for o contexto, é sempre a melhor opção.
Por isso, todos os Batalhões do Estado estão empenhados em fiscalizar e monitorar todos os espaços, em suas estruturas, que são potenciais para o surgimento ou proliferação do mosquito Aedes Aegypti, causador de algumas doenças, entre elas a dengue. Com o engajamento e comprometimento de todos, temos grandes chances de combater o mosquito e, consequentemente, minimizar a dengue e outras doenças que ele causa.
Comando-geral - Florianópolis
Cidade: Florianópolis – Bloco A da Secretaria de Segurança Pública (SSP)
Ação realizada: Inspeção realizada que indicou que o local apresenta boas condições preventivas que evitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, visto que não apresenta pontos favoráveis a proliferação do mosquito, bem como não apresenta recipientes externos que possam permitir o acúmulo de águas (pratos, pneus e congêneres). Durante as inspeções foram analisadas:
- Verificação das caixas de água para uso humano, sendo que todas estão perfeitamente cobertas por tampas;
- Verificação de ralos, sendo que todos estão limpos e com escoamento padrão;
- Verificação das lixeiras, sendo que estavam devidamente fechadas com tampas e sem qualquer indício de mosquitos;
- Verificação de áreas adjacentes ao prédio para encontrar possíveis locais de proliferação dos insetos.
Batalhão de Operações Aéreas - Florianópolis
Cidade: Florianópolis
Ação realizada: Inspeção interna da área de serviço do hangar, com foco nos ralos de escoamento de água, inspeção na caixa d'água externa ao hangar, inspeção da bandeja traseira da geladeira na cozinha; inspeção da gaiola externa onde ficam os cilindros de oxigênio e inspeção do tanque externo de combustível, principalmente nas calhas passíveis de acúmulo de água.
2º Batalhão - Curitibanos
Cidade: Caçador
Ação realizada: Foi realizada uma averiguação nas dependências internas e externas do quartel, com a finalidade de excluir ou realizar a manutenção de recipientes que possam favorecer o acúmulo de água e consequentemente a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
3º Batalhão - Blumenau
Cidade: Guabiruba
Ação realizada: O quartel conta com a parceria da Vigilância Epidemiológica, através de um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal de Guabiruba e o Governo do Estado de Santa Catarina, a fim de realizar vistorias semanais nas dependências da edificação. O objetivo principal é realizar ações preventivas contra a dengue. Desse modo, um funcionário analisa, todas às quintas-feiras, uma armadilha de mosquito com o intuito de coletar larvas do inseto e enviar para um laboratório de Blumenau, que confirma ou não a presença da espécie Aedes Aegypti. Caso positivo, a Vigilância Epidemiológica investiga o foco da dengue num raio de 300 metros, para buscar possíveis focos nas imediações e pessoas com sintomas. No presente momento, não foram localizados focos do mosquito no quartel e nas ruas adjacentes, conforme informado pelo funcionário da Vigilância. Além disso, o quartel conta com a conscientização de todos os Bombeiros Militares e Bombeiros Comunitários que trabalham diariamente no local, mantendo o ambiente sempre limpo, evitando a presença de água parada em recipientes, vasos, etc; realizando a limpeza periódica da caixa d'água, separando o lixo seco como garrafas e galões devidamente com tampas ou virados para baixo, entre outras ações.
Cidade: Rio das Antas
Ação realizada: Foi realizada uma averiguação das dependências do quartel em Rio das Antas, eliminando os possíveis causadores de foco de proliferação da dengue na sua área
externa. Assim, foram retirados materiais que ficam no tempo, coberto materiais de construção e verificado se os furos dos lixos que ficam na rua estão drenando a água.
4º Batalhão - Criciúma
Cidade: Passo de Torres
Ação realizada: Na quarta-feira, 17, foi realizada uma ação de verificação com objetivo de verificar se nas dependências do quartel havia algum local que pudesse favorecer a ação do mosquito Aedes aegypti. Os locais que se mostraram vulneráveis foram mapeados para realização de manutenções específicas a fim de manter o espaço livre do mosquito e com isso, colaborar para a saúde de toda população, especialmente dos bombeiros que ali atuam.
Cidade: Urussanga
Ação realizada: Inspeção nas instalações do quartel em Urussanga, que apresenta boas condições preventivas que evitam a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, haja vista que não apresenta nenhuma edificação com laje exposta, bem como não apresenta recipientes externos que possam permitir o acúmulo de águas (pratos, pneus e congêneres). Durante as inspeções foram analisadas/realizadas as seguintes condições/ações:
- Verificação das caixas de água para uso humano, sendo que todas estão perfeitamente cobertas por tampas;
- Verificação das aberturas de escoamento das caixas d'água (ladrão), sendo que foram instaladas telas/redes de proteção;
- Verificação das calhas, sendo que todas estão perfeitamente limpas;
- Verificação de todos os ralos, sendo que todos estão perfeitamente limpos;
- Verificação das lixeiras, sendo que todas estão devidamente fechadas com tampas e sem qualquer indício de mosquitos;
- Verificação de entulhos, sendo que todos foram isolados e não apresentavam indícios de mosquitos.
Cidade: Içara
Ação realizada: Foi realizada uma vistoria nas dependências do quartel de Içara, sendo que durante a inspeção foram analisados a laje do imovél, calhas do telhado, realizada inspeção na lixeira comum e área de lavagem de viaturas. Todas as vulnerabilidades encontradas foram corrigidas ainda durante a inspeção.
Cidade: Turvo
Ação realizada: Foi realizada uma minuciosa vistoria nas dependências do quartel om o objetivo de verificar se algum local estava ou tinha potencial de acumular água, tornando-se assim um potencial local de proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Na referida vistoria, foi encontrado apenas um latão que continha água, sendo que o mesmo foi imediatamente colocado em local protegido.
Cidade: Sombrio
Ação realizada: Foi realizada a instalação de isca para captura de larva de mosquito e armadilha para prevenção a dengue, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal. Além disso, foi realizada a verificação de possíveis focos de mosquito na área externa da edificação.
Cidade: Araranguá
Ação realizada: Foi realizada uma averiguação das dependências do quartel de Araranguá, com o intuito de corrigir situações favoráveis à propagação de dengue na sua área externa. Assim, foram recolhidos materiais que acumulam água, cobertas as viaturas que estão em processo de baixa e expostas ao tempo.
5º Batalhão - Lages
Cidade: Lages
Ação realizada: Na quinta-feira, 18, foi realizada uma inspeção na área interna das garagens, focando em locais que poderiam ser potenciais locais para o surgimento de focos do mosquito. Verificou-se também embarcações, baldes, tanques, viaturas baixadas e carros utilizados em Treinamentos de Resgate Veicular. Não foram encontrados focos do mosquito.
Cidade: Correia Pinto
Ação realizada: Foi realizada uma verificação nas dependências do quartel que é ocupado tanto pelo CBMSC, quanto pela PMSC na Correia Pinto, com o intuito de corrigir situações favoráveis à propagação de dengue na sua área externa. Assim, foram recolhidos materiais que acumulam água, cobertas as viaturas que estão em processo de baixa e expostas ao tempo. Além de orientar os responsáveis a eliminar o limo verde nas calhas impedindo assim, o acúmulo de água nas calhas.
Cidade: Bom Retiro
Ação realizada: Desde o início do mês, a OBM tem compartilhado conteúdos informativos publicados nas redes sociais de perfis oficiais do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, por exemplo. Na quinta-feira, 19, foi realizada uma verificação nas instalações da OBM para eliminação de objetos da área externa que pudessem acumular água e a verificação dos ralos e das caixas d'água.
Cidade: Anita Garibaldi
Ação realizada: Na quinta-feira, 18, foi realizada uma inspeção em áreas propícias ao foco de mosquitos no quartel do CBMSC em Anita Garibaldi. Foi providenciado o descarte de alguns pneus, verificadas canaletas e calhas que apresentavam água, porém não se tratava de água parada e sim de água corrente da chuva. Baldes e vasos de plantas também foram objeto da fiscalização, bem como as caixas d'águas. Além das inspeções visuais, o quartel está em contato direto com a Vigilância Sanitária Municipal, para se manter o trabalho alinhado.6º Batalhão - Chapecó
Cidade: Concórdia
Ação Realizada: foi realizada uma limpeza nas dependências do quartel visando minimizar a criação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, bem como, uma vistoria completa da estrutura com objetivo de localizar possíveis espaços vulneráveis à propagação do mosquito.
Cidade: Itá
Ação realizada: Vistoria nas dependências do quartel com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos de procriação do mosquito Aedes aegypti, bem como, identificação de possíveis melhorias com foco na prevenção. Foi realizado também, visitas domiciliares nas ruas adjacentes ao quartel com intuito de conscientizar a população a respeito da dengue juntamente com vistorias nos domicílios.7º Batalhão - Itajaí
Cidade: Luiz Alves
Ação realizada: vistoria nas dependências do quartel a fim de verificar se a manutenção está de acordo com a necessidade preventiva contra a Dengue, tendo sido comprovado que esta Organização Bombeiro Militar (OBM) adota as boas práticas de prevenção e segue vigilante no monitoramento.
Cidade: Balneário Barra do Sul
Ação realizada: Vistoria nas dependência da OBM, com a localização de um possível local de foco (caixa branca). Foi realizada a eliminação da água acumulada e organização dos materiais que poderiam se pontos de proliferação do mosquito
Cidade: Jaraguá do Sul
Ação realizada: Foi realizada uma vistoria nas dependências do quartel de Jaraguá do Sul em que os locais que apresentavam vulnerabilidade receberam manutenção a fim de não serem espaços para propagação de dengue, tanto na área externa quanto na interna. Durante a vistoria foram recolhidos todos os materiais que estavam ou poderiam vir a acumular água.Cidade: Itapoá
Ação realizada: No quartel do CBMSC em Itapoá, as operações de combate à dengue envolveram inspeções meticulosas, visando a identificar e remover recipientes e veículos que possam acumular água. As equipes percorreram o quartel, verificando áreas propensas à criação de mosquitos, como calhas e recipientes diversos a fim de eliminar qualquer acúmulo de água e com isso impedir a reprodução do Aedes aegypti.9º Batalhão - Canoinhas
Cidade: Três Barras
Ação realizada: Foi realizada uma limpeza nas dependências do quartel, bem como, uma vistoria completa na estrutura a fim de verificar se haviam locais com possíveis acúmulos de água parada, visando minimizar a criação de possíveis focos de procriação do mosquito Aedes aegypti.
12º Batalhão - São Miguel do Oeste
Cidade: Mondaí
Ação realizada: Foi realizada uma inspeção geral nas dependências do quartel, com ênfase na carcaça de veículo que é utilizada para treinamento de resgate veicular, materiais para instrução de combate a incêndio e calhas. Na carcaça, em função dos ventos, a lona que a cobria apresentava alguns cortes que permitiam a entrada e o consequente acúmulo de água no interior. Foi colocada uma segunda camada de lona a fim de corrigir as falhas encontradas. Nos tambores para instrução de combate a incêndio, mesmo estando emborcados, foi encontrada uma lâmina de água. A água foi escoada e os tambores acondicionados em local abrigado. Para verificar as calhas, foi utilizado um drone em parceria com uma empresa da cidade, onde verificou-se dois pontos de obstrução, os quais foram devidamente limpos.
Cidade: Cunha Porã
Ação realizada: Foram realizadas ações de inspeção em busca de pontos com potencial acúmulo de água, como vasos de plantas, ralos e calhas, esta última com utilização de drone para melhor visualização. Houve uma verificação nos locais de armazenamento de água, como caixas d'água e cisternas, incluindo a aplicação de larvicidas. Além disso, reforçou-se tanto para o efetivo militar quanto para o comunitário a importância do uso de repelentes, especialmente no início e no final do dia, períodos em que o mosquito é mais ativo. Como parte de uma campanha contínua em parceria com o poder público municipal, o quartel realiza vistorias periódicas nas suas dependências. Graças a essas ações preventivas regulares, não foram identificados locais propícios para a proliferação do mosquito, evidenciando a eficácia e constância da campanha.
Cidade: Anchieta
Ação realizada: Foi realizada a limpeza de todas as calhas do quartel, materiais que estavam expostos e que tinham potencial de acumular água foram cobertos com lona e foi feita uma avaliação em toda área do quartel para verificar se havia algum ponto de proliferação dos insetos. Nada foi encontrado.
Cidade: São Miguel do Oeste
Ação realizada: Foi realizada uma limpeza de todas as calhas do quartel, recolhimento de materiais que eram potenciais para acumulo água e recolocação da tela na cisterna de coleta de água das chuvas.
Cidade: Palma Sola
Ação realizada: Foi realizada a do pátio e jardim, feita a retirada de todos itens que possam acumular água, limpeza de calhas, limpeza e fechamento de caixa de água e abastecimento.
Cidade: Guaraciaba
Ação realizada: Vistoria em todas as dependências do quartel, sendo utilizado como molde as instruções repassadas. Em parceria com equipe da Vigilância Epidemiológica, através de um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal de Guaraciaba, revisado cisternas e calhas do quartel, utilizado pastilhas de cloro e vedado as caixas com telas além das tampas. Não foram encontrados focos, revisado pátio e recolhidos todos lixos.
13º Batalhão - Balneário Camboriú
Cidade: Bombinhas
Ação realizada: Foram inspecionados os locais com possíveis acúmulos de água parada na edificação, que é sede do 3º Pelotão de Bombeiros da 2ª Companhia do 13º Batalhão. Os locais com acúmulo de água foram limpos e receberam a manutenção e adaptação necessária para que não voltem a ocasionar o acúmulo. Não foram localizados focos do mosquito.