PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (472 palavras)

COMANDO-GERAL DO CBMSC INAUGURA NOVA SEDE NA CAPITAL

A partir desta quinta-feira, 17, o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) terá uma nova sede dentro do Centro Administrativo da Segurança Pública, em Capoeiras, Florianópolis.

A estrutura administrativa da corporação está no Bloco A, completando o prédio que já contava com algumas diretorias.


Homenagem

O CBMSC possui muitos nomes envolvidos na construção da história. Há um Comandante-Geral de Honra, o coronel Milton Antônio Lazzaris e, agora, a corporação homenageia mais um grande bombeiro, apaixonado pela instituição e que durante a existência honrou o CBMSC. O coronel José Cordeiro Neto, in memorian, ficará eternizado como nome do quartel do Comando-Geral. 



Placa de instalação

Para marcar este novo momento, materializando todas as tratativas que resultaram na mudança, ter uma placa se faz essencial como forma de reconhecimento e instalação. O Comandante-Geral, coronel Marcos Aurélio Barcelos, o Subcomandante-Geral, coronel Hilton de Souza Zeferino e o Chefe do Estado-Maior Geral, coronel Alexandre Vieira realizaram o descerramento da placa.


Histórico

A criação do CBMSC se deu em 1926, no dia 26 de setembro, quando a corporação era a Primeira Seção de Bombeiros de Santa Catarina, sob o comando do então 2º tenente Waldemiro Ferraz de Jesus, que foi instalada na rua Tenente Silveira, no Centro de Florianópolis, contando com 27 praças e um oficial da Força Pública.

O Comando-Geral fez história no Centro de Florianópolis, já que esteve também em um imóvel alugado na rua Almirante Lamego, a alguns poucos metros de onde está a última sede.

Mas a primeira sede própria do Comando do Corpo de Bombeiros, conhecido como CCB naquela época, foi conquistada após 70 anos de existência. Foi no ano de 1997, no endereço em que o Comando-Geral da corporação se encontrou até a semana passada: na rua Almirante Lamego, 381, em um quartel construído entre 1988 e 1990.

A partir do dia 13 de junho de 2003, a corporação deixou de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina e seguiu escrevendo a própria história, agora em um novo capítulo, dentro do Centro Administrativo da Secretaria de Estado da Segurança Pública. 


Confira todas as fotos do evento clicando aqui.


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: soldado Eduardo Silva De Souza
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193