Comando-Geral aprova pós-graduação em Perícia de Incêndios e Explosão

Em reunião na última quinta-feira (24/05), o Comando- Geral do Corpo de Bombeiros Militar aprovou a proposta apresentada pela Diretoria de Ensino da corporação, que foi elaborada em conjunto com a Diretoria de Atividades Técnicas, para a realização de um curso de pós-graduação em Perícia de Incêndios e Explosão, que será oferecida pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar aos alunos do Curso de Formação de Oficiais, após o último período do curso.

O curso surge em virtude da necessidade de expansão da atividade de investigação de incêndios e explosão, decorrente da demanda de incêndios a serem investigados no estado. Hoje, apenas 42% dos incêndios em edificação são investigados, de acordo com levantamento feito pela Divisão de Perícia em Incêndio e Explosão, no início deste ano.

Para o Coronel Vanderlei Vanderlino Vidal, Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar, “a especialização em perícia representa não apenas o aprofundamento do conhecimento numa fase do ciclo operacional de bombeiro, mas principalmente, a oportunidade em voltarmos nossa atenção para a área de ciências do fogo, atividade que identifica muito nossa corporação”.

A especialização ocorrerá nos mesmos moldes da pós-graduação em Gestão de Desastres e Eventos Críticos e deve ter sua primeira turma iniciada no ano de 2019. O processo de autorização da especialização tramitará através da Instituição de Ensino Superior do CBMSC junto ao conselho estadual de educação para aprovação final.

Participaram da reunião para definir a possibilidade de oferta do curso, juntamente com o Comandante-Geral e Subcomandante-Geral, entre outros oficiais, o Tenente Coronel Charles Alexandre Vieira - Diretor de Ensino, o Tenente Coronel Guideverson de Lourenço Heisler – Diretor da IES/CBMSC, o Tenente Coronel Alexandre Vieira - Subdiretor de Atividades Técnicas, o Tenente Coronel Deivid Vidal - Chefe da Divisão de Perícia, o Major Jesiel Maycon Alves- Chefe da Divisão de Educação Básica e Complementar da Diretoria de Ensino.

Créditos: Informações e fotos: Tenente Coronel Deivid Vidal- Chefe da Divisão de Perícias.