PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (427 palavras)

COMANDANTE-GERAL PARTICIPA DE WORKSHOP DE PADRONIZAÇÃO NACIONAL DE RESPOSTAS AOS DESASTRES ORGANIZADO PELA LIGABOM

Entre os dias 20 e hoje, 22, acontece em Caldas Novas, Goiás, a 2ª Reunião Geral dos Comandantes-Gerais, organizada pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), em que participam todos os chefes das corporações.



Além desta reunião, importante para o alinhamento estratégico das instituições, também ocorre o workshop "Padronização Nacional das Respostas aos Desastres", com o objetivo de discutir e propor ações para uma atuação uniforme dos Corpos de Bombeiros Militar em situações extremas.

Representando Santa Catarina estão presentes o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano de Souza, o chefe de gabinete, coronel Jefferson de Souza e o presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, tenente-coronel Walter Parizotto. 



Nestes dias estão sendo abordados temas como: o acesso a tecnologias atuais; técnicas e métodos internacionais já validados no âmbito de desastres; busca de padronização nacional em capacitação, mobilização e emprego de pessoal; além da deliberação da LIGABOM na formulação de um instrumento protocolar. 



"Essa ação é excelente para que possamos compartilhar experiências e boas práticas, aprendendo com outras corporações e levando aquilo que aprendemos com o passar dos anos. Santa Catarina aprendeu muito a gerenciar eventos extremos, por ser frequentemente afetada por estas condições, além de apoiar outros estados em situações de desastres", indica o Comandante-Geral, coronel Fabiano de Souza. "Além disso, ter um protocolo padronizado nos traz segurança e engrandecimento de todos os Corpos de Bombeiros Militar do Brasil. Excelente para nós que atuamos ou que prestamos apoio de uma forma uniforme e melhor ainda para a população que recebe um atendimento ágil e eficaz", complementa.



No evento diversos palestrantes, especialistas em desastres apresentarão o tema e ainda terão mesas redondas para alinhamento estratégico e troca de experiências. O planejamento do workshop foi feito para que tenha a integração entre os participantes.

Padronizar as ações de respostas a desastres é um desafio constante para as corporações e este momento é essencial para avançar neste processo.


Créditos:
Texto: Melina Cauduro - jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação LIGABOM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193