Na quarta-feira, 12, o comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), em Itajaí, tenente-coronel José Ananias Carneiro, concedeu uma entrevista sobre o alerta de evento adverso na região de atuação do batalhão para uma rede de televisão estadual de Santa Catarina.
Segundo o comandante, até o momento a região não sofre com eventos adversos. Com a formação do ciclone extratropical previsto em passagem no estado, a região não prevê grandes volumes de chuva de forma persistente.
Os maiores riscos, contudo, estão com as rajadas de vento, que pontualmente podem atingir a marca de 80km/h no litoral. Desse modo, podem ocorrer situações como queda de árvores, situação comum em determinados municípios, por exemplo. Entretanto, a previsão na área de Itajaí a Itapoá não sofrerá grandes transtornos.
De qualquer modo, os quartéis do batalhão já estão preparados com os equipamentos como motosserras e botes caso ocorra alguma emergência. Além disso, o comando está em contato com a Defesa Civil e com a equipe de Força-Tarefa, a qual poderá ser acionada caso haja necessidade a qualquer momento.