Chuva em SC: mobilização da Força-Tarefa em Rio do Sul

A Força-Tarefa (FT) do CBMSC concentra as atenções na região do Alto Vale do Itajaí, devido as cheias do rio Itajaí-Açu e os impactos em Rio do Sul e região (veja aqui). Nesta quinta-feira (22/10) foram deslocadas as unidades da FT 05 (Lages) e 02 (Curitibanos) para o município, que conta com reforço dos Bombeiros Militares e Comunitários que estavam de folga provenientes do quartel local, além de Ituporanga, Porto União, Pouso Redondo e Videira – totalizando cerca de 70 elementos. São nove embarcações, rebocadas por viaturas com tração 4x4 e veículos de apoio. Também estão presentes no local integrantes da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), equipados com aparato de comunicação de rede via satélite e de telefonia.

A estrutura do quartel local (em razão do nível das águas) foi deslocada para o Colégio Dom Bosco, no centro da cidade, onde estão concentrados todos os serviços, incluindo a central de atendimento do telefone 193.

De acordo com o comandante local, Capitão BM Davi Pereira de Souza, a maior parte das ocorrências atendidas (mais de 70 nas últimas 24 horas, com 326 pessoas auxiliadas e sete animais) é de remoção de pessoas em locais atingidos ou isolados pela água do rio, transporte de alimentos, água potável e produtos de limpeza a comunidades impactadas, e apoio a Defesa Civil. Os bairros mais atingidos são Bremer, Bela Aliança, Canoas, Budag, Barragem, Barra do Trombudo, Santana, Canta Galo e Navegantes.

O subcomandante do 5° Batalhão (Lages), Major BM Paulo Diniz Arruda Nunes, está presente na operação e afirma que as ações estão sendo realizadas de forma ordenada, sem ocorrências de vulto ou dificuldades operacionais de destaque. "Caso seja necessário, será acionado reforço das outras unidades das Forças-Tarefa do Estado, que estão em estado de alerta para prestar o apoio, pois o rio continua subindo", explica.

Acompanhe aqui o nível do Rio Itajaí Açu.

*Força-Tarefa

A Força-Tarefa do CBMSC é uma estrutura independente, comandada pelo Subcomandante-Geral da corporação, na qual bombeiros de cidades não afetadas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo orgânico de municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos, etc).

O grupo especializado é formado por unidades de 12 bombeiros distribuídas pelos 13 Batalhões existentes no Estado, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Divisão da Tecnologia da Informação (DiTI). As equipes são dotadas de viaturas, equipamentos e material de apoio próprios para o emprego em situações extremas.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela