Chuva em SC: mobilização da Força-Tarefa em Rio do Sul

Na tarde desta sexta-feira (16/10) a Força-Tarefa* do CBMSC concentrou sua mobilização na região do Alto Vale do Rio Itajaí-Açu. Considerando as cheias e a perspectiva de aumento do número de ocorrências relacionadas a enxurradas, em Rio do Sul, além da própria guarnição de serviço, o quartel passou a contar com o reforço de Bombeiros Militares e Comunitários, convocados para permanecer à disposição. A Força-Tarefa 05 (Lages) com seis elementos, dois veículos e duas embarcações também está no local.

O Auto Posto de Comando (ônibus) opera com comunicações via satélite e autonomia de energia, proporcionando o estabelecimento de uma sala de comando com espaço para reuniões, internet, telefonia e transmissão de imagens ao vivo para a Sala de Situação em Florianópolis.

Ocorrências

Em Rio do Sul houve a retirada de pessoas que encontravam-se ilhadas, e na região como um todo foi prestado auxílio com relação a queda de barreiras e árvores caídas em via pública e apoio à Defesa Civil.

De acordo com o comandante local, Capitão BM Davi Pereira de Souza, nas últimas horas o rio aumentou pouco. O oficial complementa que já foram repassadas orientações sobre desocupação às pessoas que residem ou possuem empresas em áreas de risco. Os bairros atingidos são Bela Aliança, Taboão, Canoas, Barragem, Santa Rita e Bremer.

Apesar do cenário, o Capitão BM Davi esclarece que a preparação tem caráter preventivo e que a tendência é que a situação volte a normalidade.

Acompanhe os boletins da Defesa Civil Municipal de Rio do Sul com atualizações sobre o nível do rio CLICANDO AQUI.

*Força-Tarefa

A Força-Tarefa do CBMSC é uma estrutura independente na qual bombeiros de cidades não afetadas por desastres podem atuar de forma autossuficiente, auxiliando o efetivo orgânico de municípios atingidos por algum tipo de desastre (enxurradas, enchentes, incêndios florestais, deslizamentos, etc).

O grupo especializado é formado por unidades de 12 bombeiros distribuídas pelos 13 Batalhões existentes no Estado, além do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) e Divisão da Tecnologia da Informação (DiTI). As equipes são dotadas de viaturas, equipamentos e material de apoio próprios para o emprego em situações extremas.

Créditos: CCS do Comando-Geral / Soldado BM Maria Gabriela