PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (299 palavras)

CHAPECÓ REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE TÉCNICAS DE DESOBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS PARA GESTANTES

Na última quarta-feira do mês de agosto, 31, iniciou no auditório do 6º Batalhão de Bombeiros Militar (6ºBBM), com sede em Chapecó, uma capacitação para gestantes que realizam o seu pré-natal na rede pública de saúde do município. 

Além das gestantes, participaram também da capacitação os acompanhantes, para que mais de uma pessoa saiba como prevenir os casos de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos (OVACE).



A ação desse projeto começou tendo em vista o histórico de ocorrências atendidas pelas equipes de plantão e pelo número de ligações recebidas pela central de operações. Por diversas vezes, as famílias trazem as crianças até o quartel ainda com as vias aéreas obstruídas ou ligam para o telefone 193 sem saber como agir e ficam aguardando as instruções. Sendo assim, organizou-se com a secretaria municipal de saúde e com os gestores das unidades básicas de saúde, para que estes divulgassem a ação e indicassem os grupos de gestantes a serem atendidos. Dessa forma, objetiva-se salvar vidas não apenas preventivamente, evitando que haja engasgamentos, mas também, promovendo um rápido atendimento de forma que a família já saiba agir até a chegada da ambulância.

O treinamento foi ministrado pela Soldado Andressa, que iniciou a capacitação no auditório do 6ºBBM, para as gestantes da região central da cidade, e acontecerá nos bairros para as demais gestantes a fim de facilitar o deslocamento.


Créditos:
Texto: estagiária Emanuelli de Lima
Imagens: bombeira civil profissional Fabiane
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193