PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (387 palavras)

CFSD realiza treinamento de combate a incêndio em Curitibanos

 

 

O 6º Pelotão do Curso de Formação de Soldados (CFSD), da 2ª Companhia do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), recebeu instruções técnicas relacionadas ao Combate a Incêndio Estrutural. O treinamento foi realizado no período de 28 de maio à 08 de junho, em Curitibanos.

 

 

Durante as aulas práticas e teóricas, os Alunos Soldados foram instruídos sobre a utilização de extintores de incêndio, escadas de Bombeiros, montagem de estabelecimentos, jatos d’água e espuma, técnicas de ataque com água e espuma para extinção de incêndios, obtenção de acesso, busca e resgate, abastecimento e ventilação em combate a incêndio, além de aulas teóricas sobre equipamentos hidráulicos.

 

 

Os alunos também aprenderam sobre o modo correto de utilização dos extintores em cada classe de incêndio, como utilizar e transportar as escadas de Bombeiros, montagem de estabelecimentos e como vestir (de modo rápido e correto) o EPI (Equipamento de Proteção Individual) e o EPR (Equipamento de Proteção Respiratória).

 

 

Ao longo das aulas, foi possível verificar na prática as dificuldades ao combater um princípio de incêndio com um agente extintor inadequado e a importância do combate efetivo no princípio do incêndio. Foram realizadas provas práticas de colocação de EPI e EPR (Equipamentos de Proteção Individual e Respiratória) individual. No aeroporto da cidade, os Alunos Soldados concluíram as provas de montagem de estabelecimento individual e em equipe.

 

 

O Combate a Incêndio Estrutural é uma das atividades mais desempenhadas pelos Bombeiros. As ocorrências de incêndio costumam causar prejuízos ao patrimônio e ao meio ambiente, além do risco à vida humana, o que ressalta a importância do conhecimento técnico para a formação do efetivo do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Somente na área de atuação do 2º BBM, em 2017, foram atendidas 134 ocorrências de incêndio em edificações.

 

 

Na sexta-feira (08/06),os alunos realizaram uma prova teórica sobre todo o conteúdo abordado durante o treinamento, encerrando a 1ª parte do módulo do CIE – Combate a Incêndio Estrutural.

 

 

As aulas foram ministradas pelos seguintes Militares: Tenente Coronel BM Paulo Diniz Arruda Nunes, Comandante do 2° Batalhão de Bombeiros Militar, Subcomandante, Capitão BM Willian Leal Nunes, 1º Tenente BM Raniel Teles Pinheiro, 2° Tenente BM Diego Medeiros Franz e Cabo BM Ronaldo Wagner Fumagalli.

Créditos: Aspirante BM Nicolas Paolo Zanella. 

 

 

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193