1 minuto para leitura (232 palavras)

CFO: simulado treina gerenciamento de ocorrências de grande vulto

Nos meses finais do Curso de Formação de Oficiais os alunos iniciam as disciplinas relacionadas ao curso de Pós Graduação em Gestão de Risco e Eventos Críticos. Uma das disciplinas, ministradas pelo diretor de Resposta a Desastres da Secretaria de Defesa Civil, coronel BM Aldo Baptista Neto, é a de Gerenciamento Integrado Resposta a Desastres. Durante a avaliação final dos alunos, na manhã desta quinta-feira (05/04), eles organizaram uma situação simulada de desastre natural, que atingiu o município fictício de Salgado Pequeno.

Pelo simulado, os alunos tiveram que fazer toda a administração da crise municipal. Desde ativar alojamentos para desabrigados, até  organizar grupos de resposta e intervenção nas áreas atingidas, como produzir relatórios com informações que, supostamente, a imprensa solicitaria.

Durante a disciplina, os alunos utilizam a situação fictícia pra treinar as decisões que teriam que tomar em situações reais. “Até mesmo um grupo de whatsapp foi criado para abastecer os integrantes sobre o controle da crise”, disse o coronel BM Neto.

De forma bastante didática e prática, os alunos têm se mostrado bastante participativos e envovlidos na disciplina. Para eles é uma boa chance de errarem e perceberem quais pontos podem ser aprimorados, para que, numa situação real de tomada de decisão, eles consigam administrar a crise de forma operativa e eficiente, explicou.

Créditos: Texto e fotos: Coronel BM Aldo Baptista Neto