PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (564 palavras)

CERCA DE 40 BOMBEIROS MILITARES PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO

Na quarta-feira, 3, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM) em Criciúma, promoveu o primeiro Treinamento Operacional Militar, voltado ao combate a incêndio, para cerca de 40 bombeiros militares que realizam os serviços administrativos em várias cidades da abrangência do batalhão. O evento, que aconteceu nas dependências da sede, teve como principal objetivo fortalecer as habilidades e o preparo dos bombeiros.

O comandante do 4º BBM, tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, ressalta que independente deles estarem ligados às atividades operacionais ou administrativas, é importante que estejam preparados para responder a qualquer situação de emergência. "Quando acontece alguma ocorrência de maior impacto, nós chamamos as outras equipes para prestar apoio, mas é muito mais fácil e rápido já mandar quem está no quartel realizando serviços administrativos, pois consequentemente vamos ter um tempo resposta mais rápido", ressaltou.



A capacitação de combate a incêndio foi dividida em três oficinas: equipamento de proteção respiratória, usado durante o combate à incêndio e rescaldo; montagem de estabelecimento, que consiste em uma padronização do sistema de montagem e conexão de equipamentos usados em operação de combate a incêndio; e sobre a Auto Escada Mecânica (AEM), onde foram trabalhados os protocolos institucionais para o acompanhamento em meio a ocorrências.

No decorrer desse ano, mais treinamentos como esse devem ser realizados com o serviço administrativo e operacional. Serão mais 07 temas diferentes, buscando relembrar os tipos de serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). As capacitações devem ocorrer em mais quartéis que pertencem ao 4° BBM, com bombeiros de diversas cidades da região.


Além de promover uma atividade de integração com os colegas de farda, os bombeiros relembraram os tempos do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM). A cabo Camila João se formou em 2012 e atua no administrativo do quartel de Forquilhinha há cinco anos, ela relembra que não havia mais tido contato com os equipamentos desde 2021, quando realizou o Curso de Formação de Cabos (CFC). "Resgatar essa essência do bombeiro que existe em cada profissional é fundamental para estarmos devidamente preparados e assim dar a pronta resposta a possíveis ocorrências", frisa a cabo Camila.

O conteúdo do treinamento foi ministrado pelo Seção de Instrução e Ensino do 4°BBM, juntamente com bombeiros militares que atualmente fazem parte do operacional e que sempre realizam treinamentos diários, reafirmando o compromisso com a excelência no serviço prestado à comunidade, independente da área de atuação.



Créditos:
Texto: estagiária Edna Schmitz
Imagens: estagiária Edna Schmitz
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193