PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (282 palavras)

CENTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO CBMSC RECEBE VISITA DE ALUNOS DO COLÉGIO POLICIAL MILITAR FELICIANO NUNES PIRES

Na última quinta-feira, 26, os alunos dos primeiros anos do ensino médio do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP) realizaram uma visita ao Centro de Pesquisa e Inovação do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 



Ao longo de uma hora os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de análise química, frequentemente citados em seus materiais didáticos, como a análise cromatográfica e as análises que envolvem técnicas espectroscópicas.

Os alunos conheceram o cromatógrafo gasoso, o espectrômetro de infravermelho e o calorímetro diferencial de varredura, entre outros, como pHmetro e banho ultratermostático. Em cada equipamento, receberam explanações do seu uso por profissionais de diversas áreas, como engenharia, medicina e farmacêutica, ampliando o conhecimento de maneira prática com os assuntos tratados em sala de aula.



Alguns alunos tiveram a oportunidade de analisar amostras desconhecidas, líquidas e sólidas, no espectrômetro de infravermelho. Nesta prática, os alunos manipularam cada amostra e analisaram os resultados com o auxílio do software do instrumento. 



A visita foi acompanhada pelo capitão Bisol, subdiretor do CFNP, e pela subtenente Gisele, monitora das turmas. As explanações foram realizadas pelo soldado Marcel, supervisor químico do Centro de Pesquisa e Inovação do CBSMC.


Créditos:

Texto: soldado Marcel Silveira dos Santos
Imagens: Divulgação CBMSC/Centro de Pesquisa e Inovação
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193