Centro de Ensino promove 1º Desafio de Integração "Bombeiro de Aço”

Na semana em que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina completa 92 anos da implementação de seus serviços, uma ampla programação de solenidades e atividades será disponibilizada aos Bombeiros Militares, à comunidade e ao público infantil. Iniciando as comemorações, o Comandante interino do Centro de Ensino Bombeiro Militar, Major BM George de Vargas Ferreira, juntamente com a equipe de Bombeiros do Centro de Ensino, programaram o 1º Desafio de Integração – Bombeiro de Aço – 2018, realizado na segunda-feira (24/09), no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM).

O evento tem como finalidade estimular a competição sadia entre os alunos do Centro de Ensino, além de selecionar possíveis destaques para participarem da Competição Bombeiro de Aço no XVIII Seminário Nacional de Bombeiros – SENABOM, que acontecerá nos dias 21 a 23 de novembro de 2018 em Foz do Iguaçu – PR.

Participaram do desafio 21 alunos do Centro de Ensino (Cadetes do 4º e 1º CFO, Alunos Sargentos do 1º e 2º Pelotões, Alunos Cabos e Alunos Soldados – 4º e 5º Pelotões), divididos em sete equipes de três alunos. As equipes foram compostas cada uma por dois integrantes masculinos e um integrante feminino. A competição reuniu diversas atividades físicas necessárias ao desempenho operacional, em conjunto com elementos profissionais característicos da atividade fim dos soldados do fogo. O desafio foi composto pelas seguintes fases:

Fase 1: Subida da Torre

Após apanhar um fardo de mangueira de 2½ polegadas, o competidor sobe os lances de escada da torre, que possui o equivalente a três pavimentos.
Ao atingir o topo, são inseridas duas mangueiras, condicionadas em espiral e presas na extremidade de uma corda. Depois de içá-las, o Bombeiro coloca a mangueira em uma caixa, no topo da torre, e desce os lances de escada para iniciar a próxima fase.

Fase 2: Arraste de mangueira e extinção de incêndio

Partindo da etapa anterior, o competidor realiza um deslocamento de 40 metros em zigue-zague demarcado na pista e balizado por obstáculos, que deverão obrigatoriamente ser contornados. Na extremidade oposta da pista, o participante encontra uma mangueira pressurizada que deve ser arrastada sobre o ombro em uma distância de 25 metros, em direção a um local que simula o foco de um incêndio que será ser extinto.

Fase 3: Arrastamento de peso

Partindo da extremidade da pista, o competidor deve arrastar um conjunto de pesos com cerca de 100kg. Deslocando-se de costas até a linha da chegada, os pesos são levados por cerca de 30m, até que o participante ultrapasse com todo o conjunto.

Após a conclusão das três provas, os participantes que alcançaram as primeiras colocações foram premiados.

Créditos do Texto:  Cadete BM Rammon 2º Pelotão/1ª Cia - Aluno Soldado BM Natália – 5º Pelotão/2ª Cia
Créditos da foto: Aluno Soldado BM Miguel – 5º Pelotão/2ª Cia