PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (393 palavras)

CEBM COORDENA O 1º CURSO DE MONITOR BOMBEIRO MILITAR

Na sexta-feira, 16, foi concluído, no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), em Florianópolis, o primeiro curso de monitor bombeiro militar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). De forma inédita, os monitores que atuarão na formação dos novos soldados da corporação foram capacitados após 40 horas-aula, por meio de um programa de matérias, abordando princípios da função de monitor, noções administrativas, instrução e ensino, recursos humanos e logísticos, procedimentos disciplinares, ética e cidadania, ordem unida, comunicação social e apoio psicológico.



O principal objetivo do curso foi capacitar e nivelar os novos monitores que conduzirão os 250 alunos soldados que incluirão em 07 de agosto de 2023. Participaram do curso os bombeiros militares do CEBM, Curitibanos (2º BBM), Blumenau (3º BBM), Lages (5º BBM), Chapecó (6º BBM), Joaçaba (11º BBM) e Rio do Sul (15º BBM), municípios que sediarão as unidades de ensino fora da sede (UEFS).

Sob a coordenação acadêmica da major Juliana Kretzer, subcomandante do CEBM e comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), e da coordenação logística do capitão Diego Medeiros Franz, o curso contou com a participação dos instrutores que já atuam na função, além de colaboradores como subtenente RR Alexandre Sampaio, cabo Mariana Gabriella Sdrigottie e cabo Rodrigo Rodrigues. 



O subtenente RR Marcos Antônio Amorim, que atuou por 10 anos no CEBM, prestigiou o encerramento do curso e compartilhou sua experiência. Ao longo da capacitação foi destacado aos monitores em formação que o exemplo pessoal, é a sua maior ferramenta de liderança. Monitoria e conduta ética são elementos basilares na formação dos bombeiros militares. 



O monitor, aquele que observa, aconselha e adverte, vai atuar como um mediador, facilitando o processo de aprendizagem, tendo como parâmetros, a conduta ética militar, a legislação e regras disciplinares, apresentando a rotina militar e os princípios basilares da Instituição aos novos soldados do CBMSC.


Créditos:
Texto: major Juliana Kretzer
Imagens: major Juliana Kretzer
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193