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CBMSC SEGUE COM O MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DE SCI E AVANÇA NOS PREPARATIVOS PARA NOVAS CONTRATAÇÕES VOLTADAS AO SISTEMA E-SCI

É notória a necessidade de uma postura cada vez mais ética, eficiente e sustentável frente às grandes transformações que a Administração Pública tem passado, a fim de otimizar os escassos recursos à sua disposição e para prestar serviços oportunos aos anseios da população. Alinhado a tais objetivos de melhorias e de forma a não comprometer o atendimento às atuais demandas pelo Estado, ao longo dos últimos meses o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) tem dado seguimento aos trabalhos contratados de consultoria especializada, efetuando o mapeamento dos processos atinentes à Segurança contra Incêndio (SCI), bem como ao redesenho do seu sistema de gerenciamento destas atividades, o e-SCI.



Tanto a etapa de diagnóstico, identificação e organização dos processos identificados, como a dos estudos e elaboração do Termo de Referência para a contratação posterior de uma Fábrica de Software, que conta com o apoio fundamental da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI), que dará suporte às transformações necessárias estão bastante avançadas.

Para o mapeamento dos processos, foram realizadas atividades de diagnóstico preliminar do serviço, visitas aos setores de SCI de vários Batalhões pelo Estado, reuniões de alinhamento, registros de boas práticas efetuadas pelos gestores locais e a forma de uso do sistema e-SCI. Sem dúvidas, etapas que se mostraram essenciais, tornando muito rica a coleta de dados do público interno do sistema.

Como marco inicial da fase de coleta de dados do público externo, na última segunda, 03, terça-feira, 04, e quarta-feira ,05, o CBMSC realizou uma série de workshops com representantes das áreas dos Batalhões que fazem uso frequente de solicitações no sistema e representantes indicados por Conselhos e Entidades Profissionais (CREA, CAU, CRC, FECONTESC, SESCON e demais entidades), sobre o uso do sistema e-SCI nas etapas do processo de regularização das edificações junto ao CBMSC.

O objetivo principal das reuniões virtuais concentrou-se em três aspectos principais: diagnóstico das jornadas de usuários externos; avaliação do desempenho dos processos e do sistema atual; e detecção de possíveis falhas no sistema. Etapa por etapa, a partir da cooperação dos convidados, a quantidade de dados coletados foi bastante satisfatória. Isto irá subsidiar as próximas etapas de preparação do mapeamento para conciliar as informações dos públicos interno e externo em uma versão futura do sistema, incluindo as correções e melhorias sugeridas, para o desenvolvimento pela Fábrica de Software.

Tais iniciativas evidenciam a busca por uma estrutura de atendimento e de software que comportem as tecnologias necessárias para o momento, tornando para o cidadão as instruções mais claras e o sistema mais fluido, didático e de fácil acesso. O que vem ao encontro das práticas realizadas pelo CBMSC, como ressalta o Diretor de Segurança contra Incêndio, coronelDeivid Nivaldo Vidal: "A melhoria dos processos possibilita benefícios importantes como a desburocratização, redução dos custos por processo, aumento de transparência e a redução do tempo de atendimento à população catarinense."


Créditos:
Texto: tenente Diego Heusi Rampinelli
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

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