CBMSC recebe doação de cadeira adaptada para banho de mar

Um banho no mar pode ser algo normal para a maioria dos catarinenses, acostumados com as mais de 100 praias do estado. Entretanto, essa experiência não é tão fácil para quem tem mobilidade reduzida, já que um simples mergulho pode ser um grande desafio. Pensando nisso, os blumenauenses Cláudio e Margarida Benatti doaram uma cadeira adaptada para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina utilizar no projeto “Praia Acessível”, que promove um banho de mar com segurança para portadores de necessidades especiais.

Até o ano passado, a cadeira era utilizada pelo Anderson, filho do casal, que infelizmente faleceu. “Fazer essa doação nos trouxe muita alegria, pois, sabemos que alguém vai continuar usando a ferramenta que o nosso filho tanto gostava”, ressalta Margarida. O intuito dos pais é oportunizar essa vivência a outras pessoas com a mesma condição.

1305 Cadeira

A doação foi entregue na sede do 3° Batalhão de Bombeiros Militar, em Blumenau, onde o casal reside. O destino da cadeira é Itajaí, uma das sedes do projeto “Praia Acessível”, que é realizado em 46 praias catarinenses e disponibiliza gratuitamente a chance de usar cadeiras “anfíbias”, nome correto do equipamento. Essas ferramentas são adaptadas para que pessoas especiais possam ir ao mar de forma protegida, promovendo a inclusão social.

“Ficamos imensamente gratos por esse gesto da família Benatti. Após essa doação, a população catarinense que sofre com alguma limitação física terá mais oportunidades de tomar um banho de mar que não oferece perigo”, agradece o capitão Daminelli, comandante da 1ª Companhia.

Vale lembrar que o uso dessas cadeiras na praia conta com a supervisão de guarda-vidas, que monitoram e protegem os visitantes em cada entrada no mar. Atualmente, em média 300 pessoas fazem uso desses equipamentos anualmente.

Texto: Natiele de Oliveira
Imagens: 1º Tenente Diego Medeiros Franz