CBMSC REALIZA SIMULADO DE DESLIZAMENTO EM ESCOLA DE FLORIANÓPOLIS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou um simulado de deslizamento com múltiplas vítimas nesta quinta-feira, 11. O evento foi realizado na Escola Básica Vitor Miguel de Souza, em Florianópolis, e envolveu alunos, professores e funcionários. A ação teve como objetivo preparar a comunidade escolar para situações de emergência.

O simulado faz parte da disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) do Curso de Formação de Sargentos (CFS). Organizado pelo Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), a atividade foi coordenada pelos instrutores da disciplina e executada pelos Alunos Sargentos da Turma 2024-1. Os alunos foram divididos em diversas funções, incluindo atendimento em níveis de complexidade e área de atuação, representação de vítimas e comunicação social.

As vítimas foram preparadas com maquiagem que imitava os ferimentos, aumentando o realismo da simulação. A equipe de montagem da cena transformou o ambiente, adicionando materiais que produziram um local de deslizamento.

Inicialmente, foi realizada a evacuação dos 120 alunos da escola com segurança, destacando a eficácia do treinamento prestado aos professores e funcionários da instituição de ensino.

Durante o simulado, os Alunos Sargentos aplicaram o método START, um sistema de triagem e tratamento rápido utilizado mundialmente em incidentes com múltiplas vítimas. Além disso, foi instalado um Sistema de Comando de Operações (SCO), ferramenta gerencial padrão do CBMSC para resposta a situações críticas e ocorrências de grande vulto.

O evento contou com a colaboração da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Defesa Civil e Guarda Municipal, destacando a competência e dedicação dos bombeiros em operações conjuntas. Segundo um dos instrutores, "a prática é essencial para garantir uma resposta eficiente e segura". Um dos Alunos Sargentos comentou: "Foi uma experiência valiosa que nos preparou para situações reais de emergência".

Texto: Aluno sargento Jackson França/ Aluno sargento Bárbara Elisa Da Silva
Imagens: Aluno sargento Jackson Jacques/Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.