PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (417 palavras)

CBMSC REALIZA REPATRIAMENTO DE PACIENTE COM AERONAVE DO BATALHÃO DE OPERAÇÕES AÉREAS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na presente data o transporte de repatriamento de um adulto do município de Pirassununga, no estado de São Paulo, para Florianópolis, estado de Santa Catarina.

O pedido deste transporte de repatriamento foi encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) ao Médico Regulador de Voo (MRV), profissional do SAMU Aeromédico de SC, que é o responsável que trabalha na coordenação dos voos dos Arcanjos juntos às equipes de voo (pilotos bombeiros militares e médicos e enfermeiros de voo do SAMU Aeromédico de SC). 



O Arcanjo-02, avião empregado nesta missão, decolou às 07h30min da manhã de Florianópolis (horário local), pousando às 10h20min em Pirassununga (horário local), sendo o paciente transferido da Santa Casa de Misericórdia para seu estado de origem, de modo a continuar o seu tratamento em virtude do acidente ocorrido fora do estado(acidente envolvendo dois caminhões, em que o paciente ficou politraumatizado).

Já se esse transporte fosse feito via terrestre levaria cerca de 13h de deslocamento e poderia piorar as condições do quadro clínico do paciente, tornando-se onerosa e inviável. A distância a ser percorrida só em um trecho, sem considerar a ida e volta, é de cerca de 1000 km.

Para este tipo de transporte aeromédico, o CBMSC conta com aeronaves multimotores, e, em apoio à Secretaria de Estado da Saúde (SES), atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). 



O transporte aeromédico representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios e se torna um diferencial para atender aqueles pacientes que não suportam longos traslados via terrestre.

Finalizando, ressalta-se que os atuais transportes aeromédicos são humanizados por permitir que um familiar acompanhe o voo. Fato que ocorreu neste voo. 


Créditos:
Texto: tenente Leandro Grande Cenedesi
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193