Como forma de repassar o conhecimento para casos de emergências, o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, por meio do subtenente CTISP Renato Bonelli Bitencourt, vem realizando palestras e instruções para professores, alunos e gestantes nas cidades de Içara, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Urussanga.
Em Cocal do Sul, na escola Professora Francisca Martins de Oliveira Búrigo, 135 alunos do 1º ao 7º ano, participaram de uma palestra com o intuito de orientar como agir caso se deparem com uma ocorrência. "Nossa intenção é repassar os conhecimentos, reforçar os números dos serviços de emergência, como o CBMSC e o Samu, além da Polícia Militar", enfatizou o comandante dado quartel do CBMSC em Içara, capitão Eric Gomes Vamerlati.
Outra situação que deixa gestantes apreensivas é o engasgamento por leite materno. Por conta disso, em Urussanga foi realizada uma instrução com 11 gestantes, oito acompanhantes e três trabalhadores da Saúde. Na oportunidade eles aprenderam a manobra de heimlich, para desobstrução de vias aéreas.
"Estamos presentes nas escolas e nos municípios com o objetivo de que mais pessoas tenham noções básicas de primeiros socorros. E, principalmente, a quem acionar em cada emergência", finalizou o subtenente.
O CBMSC disponibiliza, de maneira gratuita, o Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE) no formato online. Os participantes aprendem noções básicas de primeiros socorros, como agir em caso de desastres e como auxiliar o trabalho dos serviços de emergência. As inscrições podem ser feitas por meio do link.