O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Joaçaba, em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina, realizou nesta terça-feira, 12, uma ação conjunta com os acadêmicos da sexta fase do curso de Psicologia e o efetivo de bombeiros militares e comunitários. O evento incluiu palestras sobre saúde mental e intervenções em contextos de crise, visando aprimorar o atendimento em ocorrências complexas.
Os acadêmicos apresentaram ao efetivo e aos demais colegas as situações que podem demandar a intervenção do Corpo de Bombeiros Militar, detalhando as melhores práticas para cada caso. Além disso, abordaram de forma didática o conceito de saúde mental, oferecendo orientações e dicas práticas para o cuidado com a saúde mental dos bombeiros.
Em seguida, a soldado Cavaler compartilhou dados e técnicas descritas na Diretriz Operacional Nº 39 do CBMSC, que tem como objetivo fortalecer as habilidades do efetivo para atuar em situações que requerem abordagens especializadas, como a assistência a tentativas de suicídio, contribuindo para resultados mais positivos e eficazes.
Desde de 2021, o CBMSC adotou a diretriz 39, e tem aprimorado as abordagens nas ocorrências que envolvem tentantes. Destacando desde o cuidado na chegada, com orientações sobre abordagem adequada como também no manejo da vítima e o repasse de informações para os órgãos competentes.