CBMSC REALIZA CERTIFICAÇÃO NACIONAL DE CÃES DE BUSCA E APRESENTA NOVAS RAÇAS APTAS

Entre os dias 25 e 28 de abril, ocorreu na cidade de Blumenau a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate. O evento foi realizado pela Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), conforme regulamentos do Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (CONABRESC) da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM).

Novas raças e destaque na atividade com cães

Esta edição da certificação ficou marcada em especial para três cinoténicos (bombeiro que atua na atividade com cães) do CBMSC.

O cabo Ronaldo Fumagalli é o primeiro e único militar a certificar três cães para busca rural no Brasil, primeiro certificou a cadela Find, já falecida, seguindo com o Hunter e nesta certificação o cão Barak. Uma curiosidade é que a Find e o Hunter são caẽs da raça Labrador e o Barak é a estreia da raça Braco Alemão atuando no CBMSC.

Outra raça que é estreante na corporação é o Rastreador Brasileiro, o cão Fogo foi certificado para Busca Rural por Odor Específico, ele é conduzido pelo 3º sargento Jacques Romão, também condutor do labrador Bravo.

O cão Nick, conduzido pelo cabo Genivan Küll, também foi certificado nesta edição. É a primeira certificação da dupla.

Certificação

Ao todo, 13 binômios passaram pelas provas de: habilidades fundamentais; varredura de área (Busca Rural); rastreio por odor específico e busca por restos mortais. Participaram bombeiros e cães de Santa Catarina, Amapá, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Tocantins, sendo avaliados por árbitros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Houve binômios aprovados em diferentes categorias e agora estão oficialmente operativos para atuar em seus respectivos estados, bem como prestar apoio nacional e internacionalmente.

Aprovados em Busca por Restos Mortais

Subtenente Natália e Clark (CBMAP)

Cabo Premoli e Bono (CBMSC)

Cabo Fumagalli e Barak (CBMSC)

Cabo De Souza e Zaara (CBMSC)

Cabo Küll e Nick (CBMSC)

Aprovados em Busca Rural por Varredura de Área

1º tenente Pellerano e Apollo (CBMERJ)

Subtenente Natália e Clark (CBMAP)

1º sargento Trannin e Hunter (CBMERJ)

Cabo Fumagalli e Barak (CBMSC)

Cabo De Souza e Zaara (CBMSC)

Cabo Küll e Nick (CBMSC)

Cabo Premoli e Bono (CBMSC)

Aprovados em Busca Rural por Odor Específico

3º Sargento Romão e Fogo (CBMSC)

Cabo Alef e Nanf (CBMTO)

Homenagens

Além dos certificados, os bombeiros militares de Santa Catarina que participaram da missão de busca na cidade de Recife - que completa um ano neste mês – receberam a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, como forma de agradecimento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ao trabalho realizado em 2022.

Receberam a condecoração pernambucana:

- major Clemente Stahelin Michels e cão Chewbacca;

- 3º sargento Jacques Douglas Romão e cão Bravo;

- cabo Carlos Alexandre de Souza e cadela Zaara;

- cabo Jean Renato Vieira;

- soldado Eduardo Silva De Souza.

Como forma de reconhecimento aos bombeiros que se destacam para o desenvolvimento da Cinotecnia no Brasil, o CBMSC concedeu a Medalha de Mérito Cinotécnico do CBMSC:

- 1º tenente William Pellerano, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

- cabo Policial Militar Adriano Fietz, do 14º Batalhão de Polícia Militar em Jaraguá do Sul/SC.

O Cabo PM Fietz recebeu um agradecimento especial, com uma faca personalizada pela contribuição para a formação de cinotécnicos do CBMSC na área de Busca Rural por Odor Específico.

Viatura

Na solenidade de encerramento da certificação, pensando na melhoria do serviço de busca e resgate com cães na região de Blumenau, o 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede na cidade, transformou uma viatura 4x4.

Esta nova versão é equipada com placa solar, bateria estacionaria, cozinha completa e capacidade para transportar três cães com total conforto, além de caixa para transporte de materiais e toldo lateral, totalizando um investimento de aproximadamente R$ 70.000,00 oriundos do convênio municipal entre o CBMSC e o município de Blumenau.

Texto: capitão André Nunes e Melina Cauduro - Jornalista do CBMSC
Imagens: capitão André Nunes e soldado Eduardo De Souza

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.