PESQUISAR

Blog de Notícias

3 minutos para leitura (506 palavras)

CBMSC REALIZA CAMPEONATO CATARINENSE DE SALVAMENTO AQUÁTICO DESPORTIVO EM ITAPEMA

No sábado, 15, foi realizado o 15º Campeonato Catarinense de Salvamento Aquático Desportivo – Lifesaving na praça Central de Itapema. Este campeonato é realizado desde 1997 como uma das formas de preparo físico e técnico de guarda-vidas e para selecionar a equipe catarinense para a etapa nacional da modalidade.  

O evento, que aconteceu a partir das 9h em frente ao posto 02 da Praia Central, trouxe novidades como provas nos padrões dos campeonatos mundiais realizados pela International Lifesaving (ILS). Sendo elas, individuais – Natação Surf, Remada com Prancha, Beach Flags e Sprint de praia e, em equipe: Lifebelt.



O Campeonato, que estimula a melhoria da performance e condicionamento físico, gera integração entre os militares, guarda-vidas civis voluntários e demais profissionais da área de salvamento, bem como uma troca de experiências entre eles.

As provas foram realizadas nas categorias masculina e feminina e as premiações aconteceram nas modalidades individuais e por equipes:

Equipe campeã: 13° BBM - Balneário Camboriú

Equipe vice-campeã: 1° BBM – Florianópolis

3° lugar geral: 7° BBM – Itajaí

4° lugar geral: 10° BBM - São José

5° lugar geral: 4° BBM - Criciúma



Destaque para Santa Catarina

Santa Catarina apresenta destaque na competição e é a atual campeã brasileira, com título conquistado em Torres no ano de 2022, quando se tornou o estado com a maior quantidade de títulos já conquistados no esporte de salvamento aquático. A delegação era composta por 60 integrantes, constituída a partir de seletivas estaduais, abertas ao número aproximado de 3 mil guarda-vidas e trouxe para o estado diversas medalhas, sete troféus – entre as 12 categorias do evento – e o troféu de campeã geral.



Além disso, SC possui seis títulos nacionais e já foi quatro vezes vice-campeã, o que destaca a qualidade e treinamento das equipes que atuam com salvamento aquático no CBMSC e reforça a nossa maior missão que é a redução do número de mortes por afogamento em Santa Catarina.

Em fevereiro deste ano, o CBMSC representou o estado no campeonato Elite 2023 de Lifesaving ou Salvamento Aquático Desportivo, em Matinhos, no Paraná. Essa foi a primeira vez que uma delegação catarinense participou deste campeonato e o CBMSC se destacou positivamente com a conquista de 48 medalhas, na sua maioria de primeiro lugar.

Confira todas as fotos do evento clicando aqui.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze – assessora de imprensa do CBMSC
Imagens: soldado Plínio Gomes Rangel e soldado Natália Alves Fernandes
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193