CBMSC PROMOVE AULA INAUGURAL DO CURSO DE ALTOS ESTUDOS ESTRATÉGICOS

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou nesta terça-feira (03), a aula inaugural do Curso de Altos Estudos Estratégicos. A solenidade ocorreu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) em Florianópolis e contou com a presença do Secretário de Estado de Segurança Pública, coronel da reserva remunerada Flávio Rogério Pereira Graff, representando o governador do Estado Jorginho Mello, e do comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, entre outras autoridades militares.

O Curso de Altos Estudos Estratégicos integra a educação corporativa continuada do CBMSC e é destinado a aperfeiçoar os oficiais do posto de tenente-coronel ao posto de coronel. Com carga horária de 360 horas/aula, o curso será realizado na modalidade híbrida, no CEBM e no ambiente virtual de aprendizagem do CBMSC.

Ao total, 35 tenentes-coronéis iniciam o curso, sendo 22 do CBMSC, 10 da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e 03 do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO).

A aula inaugural teve como tema "O CBMSC no contexto da Segurança Pública", exposto pelo coronel RR Flávio Graff. Na ocasião, o secretário discursou sobre o título V da Constituição do Estado de Santa Catarina, que versa sobre as incumbências do CBMSC na Segurança Pública.

Conforme exposto pelo oficial, para que essa missão ocorra, é necessário um planejamento estratégico com gestão eficiente. No CBMSC, isso ocorre por meio de programas sociais, que possibilitam interação com a comunidade e disseminam a cultura de prevenção a acidentes. Isso se dá de modo eficiente porque a instituição investe em capital humano, por meio de cursos de educação continuada e inclusão do efetivo.

O secretário também elogiou a corporação no sentido de educação continuada e apresentou o CBMSC em números, demonstrando que SC é um dos estados com uma das melhores abrangências de serviços de bombeiros do país. O coronel RR Graff destacou o trabalho dos bombeiros catarinenses nas Forças-Tarefas, na Segurança Contra Incêndio e nas mais de 20 milhões de intervenções com guarda-vidas, registradas nas Operações Veraneio em ações de prevenção nos balneários.

Em seguida, o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos, fez uso da palavra, agradecendo aos oficiais do CBMSC, PMSC e CBMTO que confiaram na corporação neste importante momento da carreira. Iniciando seu discurso, o comandante parabenizou a Diretoria de Ensino, especialmente ao tenente-coronel Túlio. O coronel Bastos destacou a importância da Segurança Pública para a sociedade catarinense. "Não é à toa que o nosso Estado está liderando os índices nas forças de Segurança Pública, com o reconhecimento da população e investimentos do Governo que são revertidos em novas viaturas, caminhões de combate a incêndio e equipamentos de proteção, entre outros", declarou o comandante.

Além do coronel Bastos, estiveram presentes o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, o chefe do Estado-Maior Geral do CBMSC, coronel Vandervan Nivaldo da Silva Vidal, a comandante-geral do Centro de Ensino Bombeiro Militar, tenente-coronel Juliana Kretzer.

Texto: Mônica Andrade - CCS/CBMSC
Imagens: Soldado BM Eduardo de Souza/CCS/CBMSC

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.