PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (234 palavras)

CBMSC participa da abertura da Semana da Pátria no Estado

 

Cadetes do 3º período do Curso de Formação de Oficiais (CFO) representaram o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na cerimônia de abertura da Semana da Pátria no Estado, realizada no Instituto Estadual de Educação (IEE) em Florianópolis nessa terça-feira (1º/09).

 

A solenidade reúne tradicionalmente representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar e autoridades civis e marca o início das festividades alusivas à independência do Brasil. O ato é caracterizado pelo acendimento do fogo simbólico (pira mantida acessa durante o período comemorativo).

 

Nesta oportunidade a chama chegou carregada por atletas das diferentes instituições participantes - entre elas alunos-Cabos do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM) - e estudantes do IEE. Ideia de um grupo de patriotas, o fogo simbólico da pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, que procurava um símbolo representativo do ardor cívico do nosso povo, escolhendo o fogo – elemento cuja descoberta deu início à evolução do homem.

 

Apresentações de dança acompanhadas pela banda da Polícia Militar complementaram a cerimônia, na qual o Comando-Geral do CBMSC esteve representado pelo Comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, Coronel BM Edupércio Pratts.

 

As comemorações alusivas ao 139º aniversário da proclamação da independência do Brasil prosseguirão durante toda a semana, com encerramento previsto para o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro.

 

 

Créditos: Cadete BM Pedro Soares de Paula – 3º CFO/ABM

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193